Motoristas participam de simulações de acidentes em Japaratuba

09/12/2014 às
Foto: Diego Sansi - Secom/PMJ

Com o objetivo de testar os conhecimentos adquiridos pelos condutores de ambulâncias e transporte escolar de Japaratuba, município localizado no Leste Sergipano, durante a capacitação ofertada pela administração municipal, foram realizadas no último domingo (7), simulações de acidentes. As atividades ocorreram na Praça da Pedra, durante toda a amanhã, e movimentaram a cidade, atraindo populares à localidade.

 

A ação aconteceu pela primeira vez em Japaratuba, foi organizada pela Secretaria de Administração, em parceria com a pasta de Transporte, e contou com o apoio da Secretaria de Saúde. Com a realização da capacitação e das simulações, o município tornou-se o terceiro no Estado a proporcionar um preparatório de alto nível para os condutores da cidade, de acordo com o secretário de Administração, Antonio Carlos Mota.

 

“Mais uma vez, o prefeito Hélio Sobral entendeu a necessidade de preparar seus servidores e determinou que se realizasse esse curso de formação, que está previsto no Código Nacional de Trânsito. É a primeira vez que uma ação como esta acontece em Japaratuba. O preparatório como um todo aconteceu durante três semanas, aos sábados e domingos, e neste dia 7, após a realização de prova escrita sobre os conhecimentos teóricos, houve simulações”, explicou o secretário.

 

Antonio Carlos destacou que o teste prático foi elaborado de forma que se assemelha-se a uma situação real. “Contamos com o apoio incondicional das Secretarias de Transporte e Saúde para isso. Todo o aparato que foi montado teve como base o cotidiano dos motoristas. Em ambos os casos, simulamos acidentes envolvendo carros e motocicletas para que os condutores pudessem praticar as várias formas de remoção das vítimas”, detalhou.

 

O responsável pela pasta administrativa ressaltou também que a capacitação foi custeada com recursos próprios e que todos os participantes serão certificados. “Estamos concluindo essa etapa importante não só à Prefeitura, que terá seus profissionais regularizados, mas para os próprios servidores que, independente de continuarem trabalhando ou não para a administração municipal, poderão exibir mais essa formação”, frisou, continuando.

 

“O certificado foi preparado pela escola que ministrou o curso e será entregue até o final do mês de dezembro. Além disso, o curso será registrado no sistema do DETRAN e sempre que precisar ser consultado por algum órgão será possível. Foram investidos cerca de R$ 8 mil para a realização deste preparatório e para que as simulações pudessem acontecer de forma a não atrapalhar os moradores, fizemos uma combinação com a Secretaria de Transporte que interditou a área. Contamos ainda com o apoio da Secretaria de Comunicação que emitiu um alerta à população, informando sobre a movimentação”, esclareceu.

 

Oportunidade – Envolvida diretamente na ação ocorrida no último domingo, a diretora de Saúde de Japaratuba, Delba Maria, ressaltou que a capacitação oportunizou aos profissionais do setor a reciclagem dos conhecimentos. “O curso envolveu a todos. Além dos condutores de veículos de emergência, que são da Saúde, os técnicos de enfermagem e enfermeiros que prestam atendimentos nas ambulâncias. No caso dos técnicos, eles se envolveram em dois momentos: no sábado, durante o último dia de aulas teóricas, e no domingo, durante as simulações”, acrescentou.

 

Com a capacitação, os condutores passam a integrar, de fato, as equipes que prestam socorro no município, de acordo com Delba. “Eles deixam de ser apenas motoristas e se tornam auxiliares. Como nossos técnicos já tinham feito o curso de BLS, solicitado por nós ao Estado, já estavam altamente preparados para qualquer tipo de atendimento. Agora os motoristas também estão, o que aperfeiçoará a prestação dos serviços e tornará as equipes mais coesas. Achei a proposta muito interessante porque ela permitirá maior celeridade nos atendimentos”, justificou.

 

Assim como a diretora de Saúde, o secretário de Transportes de Japaratuba, Carlos Alberto dos Santos, também sentia essa necessidade. “Hoje somos felizes por termos nos tornado o terceiro município a ofertar este curso, que possibilita aos motoristas transportar seus passageiros com mais segurança. Agradecemos ao prefeito por tudo o que vem acontecendo nesta administração. Garantimos que 57 condutores do transporte escolar e veículos de emergência se preparassem melhor para o dia-a-dia”, exaltou o secretário, lembrando que o planejamento também faz parte das ações de conscientização.  

 

Preparação - Quem pôde participar das atividades elaboradas pela Prefeitura de Japaratuba celebrou a ação. É o caso do condutor Benedito Santos Rodrigues. “Sou concursado desde 2004 e nunca havia passado por uma situação como esta. O prefeito foi muito feliz quando pensou nessa capacitação, tão importante para nós que trabalhamos diretamente com o povo. A partir de agora poderemos prestar melhor assistência”, relatou o senhor, acrescentando.

 

“Torcemos para que não aconteça nada de grave da cidade, mas caso venha ocorrer, poderemos auxiliar, ao invés de ficarmos sentados, esperando. Motorista não deve ser um mero condutor e com esse curso, para nós, essa realidade mudará. Me sinto preparado para qualquer situação e devo isso ao prefeito Hélio Sobral. Tenham certeza que essa capacitação mudará o final de muitas histórias”, afirmou o condutor.