Mudança do Polivalente melhora autoestima de professores e alunos

12/11/2015 às

Um mês após a mudança do prédio da Escola Abelardo Romero Dantas, o Polivalente, para seu local de origem, o qual durante cinco anos ficou sob uso da Universidade Federal de Sergipe (UFS), já se observa a autoestima dos estudantes, professores e funcionários num espaço totalmente diferente.

A equipe de reportagem do Portal Lagartense visitou as dependências da escola e conversou com os estudantes. A mudança estrutural reflete também no comportamento dos alunos. O trato com o ambiente escolar agora é outro, como eles afirmam.

Toda essa mudança de comportamento é resultado de uma autoestima elevada quando os estudantes entram na escola. "Antes era uma humilhação estudar. Um calor infernal. Se chovia não tinha como estudar", contou Thiago Oliveira (foto ao lado), que disse hoje estar bem melhor o ambiente, mais amplo e, enfim, confortável.

Quem também observa mais entusiasmo em relação aos estudos é a professora de Artes Vera Lúcia Carregosa (foto abaixo). "Só o espaço já favorece metodologias diferentes. Temos biblioteca, auditório. A autoestima dos meninos hoje é outra", disse.

A diretora do colégio também compartilha do contentamento da professora Vera Lúcia. No Polivalente há oito anos, Josefa Rodrigues, a Dedé (à direita na foto ao lado), sentiu na pele os problemas enfrentados no antigo prédio e hoje comemora a mudança, pontuando a excelente relação que os alunos estão tendo com o espaço escolar.

Mesmo tendo uma das melhores estruturas entre as escolas públicas do interior, ainda há muita coisa a melhorar, como a instalação de ar condicionado nas salas, reforma da quadra de esportes e a chegada de novos servidores, como prestadores de serviços básicos e vigilantes.

Porém, segundo Marcelo Mesquita, diretor regional de educação, a segurança da escola está garantida. Seguranças terceirizados cedidos pela UFS estão trabalhando no prédio do Polivalente durante 24h. Mas a autorização para vigilantes armados do próprio colégio poderem atuar já foi dada pela Seed. A previsão é que no início do próximo ano esses profissionais já iniciem.

Quanto às novas merendeiras, elas já estão sendo chamadas através de processo seletivo realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

Fotos: Ítalo Duarte