Mutirão de combate à Dengue é iniciado com reforço do Exército em São Cristóvão
Foram iniciadas nesta segunda-feira, 21, as ações intensivas de combate ao Mosquito Aedes Aegypti no município de São Cristóvão. O mutirão, que é uma iniciativa da Gestão Municipal, está sendo executado com o auxílio do Exército Brasileiro e da Brigada Estadual, na sede do município, localidade onde foram identificados os maiores índices de infestação do mosquito. Os trabalhos de conscientização e combate à proliferação do mosquito transmissor da Dengue serão realizados de forma intensiva, até a próxima quarta-feira, 23, pelos 40 Agentes de Endemias do município, com auxílio de 30 soldados e 33 brigadistas.
A comitiva foi recebida no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest), e deu início às ações na região do Alto da Divinéia e da Colônia Pintos. “Nessa primeira fase dos trabalhos nosso foco estará totalmente voltado para a sede do município, mas temos planos de estender esse atendimento à todo o Grande Rosa Elze em janeiro de 2016, após a apresentação dos dados atualizados do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). Neste momento estamos empenhados em combater a proliferação do mosquito nessa localidade, através de visitações às casas e com a conscientização da população, para que evitem o acúmulo de água em locais impróprios. Para isso estamos realizando paralelamente uma campanha educativa”, explica o Coordenador da Vigilância Ambiental do Município, Cleodon Teodósio.
As próximas paradas da comitiva serão o Conjunto Lauro Rocha e o Bairro Santa Cruz, nas proximidades da Avenida Paulo Barreto de Menezes. “Formamos duas equipes com os Agentes de Endemias do município, sendo 23 colaboradores realizando as visitas domiciliares e 17 focados nas ações educativas, com a distribuição de folhetos e informações. Já o Exército e a Brigada estão atuando diretamente no combate aos locais onde o mosquito pode se desenvolver. Graças a esse aumento significativo do nosso efetivo, conseguiremos cobrir uma área muito maior em menos tempo, garantindo resultados mais rápidos e efetivos nessa luta. Estamos muito satisfeitos com a chegada desse reforço, que veio em boa hora, graças à solicitação realizada pela gestão no último mês de setembro”, comemora Cleodon.











