No Hemose, cerca de duas mil doações de sangue são realizadas durante o mês de junho
dos excessos cometidos nesses períodos festivos, como o São João”, destacou.
A assistente social explicou que o número de doações de sangue é resultante do comprometimento de voluntários e das parcerias, por meio dos grupos, que realizam mobilizações coletivas. “As parcerias são fundamentais para o sucesso das nossas campanhas, com destaque para os festejos juninos. Outro apoio importante é da imprensa que acaba gerando curiosidade e estímulo, para esse ato solidário, que salva vidas”, ressaltou.
Conforme ainda avaliação da gestora outro fator importante na captação de doadores é o apoio da rede hospitalar, pela prática de incentivo à doação de sangue junto aos familiares e acompanhantes de pacientes. “Essa é outra parceria fundamental, para o êxito do atendimento transfusional. Os familiares de pacientes que necessitam fazer uso de componentes do sangue são orientados dessa responsabilidade, que é a doação de sangue. Devemos lembrar que o sangue não é fabricado em laboratório, mas apenas no organismo. E para termos sangue para atender os pacientes precisamos de doadores”, pontuou Rozeli Dantas ao acrescentar que os hospitais atendem diariamente vários acidentes, principalmente de motos, cirurgias e queimaduras que exigem transfusão, além de usuários em tratamento de enfermidades que requer uso de sangue regularmente.
A campanha junina teve o apoio das seguintes instituições: Colégio Amadeus, Força Aérea, colaboradores da Funesa; Igreja Universal, a partir da iniciativa, ‘Um dia para uma boa ação’; Associação Gloriense de Doadores de Sangue; Voluntários de Aquidabã por meio do projeto ‘Aquidabã Sangue Bom’; Grupo de Nossa Senhora do Socorro com a ação, ‘SOS Amigos do Bem’; Voluntários de Lagarto com o projeto, ‘Salvar Vidas não custa nada’.
Doação
Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original, com foto e está bem alimentado. O homem pode doar a cada três meses e a mulher, a cada quatro meses. Menores de 18 anos, só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, por meio dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174











