NOVO PREFEITO
esta segunda-feira (28) a conselheira do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), Susana Azevedo, recebeu a visita do novo prefeito de N. Sra. das Dores, João Marcelo Montarroyos Leite. O gestor, que era vice-prefeito do município, assumiu a prefeitura no último dia 10, após Fernando Lima ter sido cassado. Na ocasião, a conselheira colocou os serviços de orientação do tribunal à disposição do prefeito.
“O prefeito assumiu recentemente a cidade de Dores e veio fazer uma visita de cortesia ao tribunal e a 1ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI). Colocamos os nossos técnicos à disposição para fazer treinamentos na parte de controle interno da prefeitura e com as diretoras de escolas se precisarem. Essa é a parte preventiva e de orientação do tribunal para que o prefeito possa fazer uma grande administração”, disse Susana Azevedo.
A expectativa do prefeito João Marcelo é que o TCE seja um parceiro da prefeitura, orientando e prevenindo. “Com o objetivo de fazer uma boa gestão, senti a necessidade de visitar o Tribunal de Contas. A conselheira Susana tem se colocado à disposição para nos orientar e a equipe de secretários, desde já, vai ficar à disposição do tribunal para que sejam treinados e me ajude a fazer uma gestão de sucesso e organizada”, ressaltou.
PARALISAÇÃO
Hoje (29) as prefeituras sergipanas paralisam suas atividades por 24h, permanecendo apenas os serviços da saúde. O ato é um protesto contra a constante queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outras receitas. Ainda hoje, às 9h, os prefeitos e prefeitas participarão de sessão especial na Assembleia Legislativa. A sessão foi solicitada pela deputada estadual Silvia Fontes (PDT) através de requerimento enviado as três entidades municipalistas sergipanas. A convite da deputada, os presidentes da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco) e Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces) apresentarão as dificuldades enfrentadas pelos municípios.
DEFESA DAS MULHERES
Aconteceu ontem (28), por iniciativa da deputada estadual e presidente da Secretaria Especial da Mulher da Unale, Goretti Reis (DEM), a primeira reunião para criação em Sergipe da Frente Parlamentar em defesa das mulheres. Participaram representantes de diversas organizações entre eles a coordenadora do Núcleo de Proteção a Mulher Vítima da Violência da Defensoria Pública, Elvira Lorenzo, a presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da OAB/SE e presidente da Comissão Nacional de Gênero e Violência Doméstica do Instituto Brasileiro de Direito da Família, Dra. Adélia Moreira, a Conselheira Municipal da Mulher de Aracaju, Valdilene Oliveira, a coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça, Adelaide Martins, os deputados estaduais Georgeo Passos, Maria Mendonça e Gilson Andrade, além da presidente da Associação Brasileira Enfermagem Forense, Zenaide Cavalcante. A frente tem o objetivo de trabalhar em conjunto com diversos órgãos em busca da efetiva aplicação dos direitos da mulher.











