Novos conselheiros tutelares tomam posse em Itaporanga
A prefeitura de Itaporanga, através da Secretaria de Ação Social e Trabalho, realizou solenidade de posse dos conselheiros tutelares de Itaporanga D’ajuda na noite da última sexta-feira (08), no Plenário da Câmara de Vereadores.
Após eleição do cargo em 04 de outubro de 2015, o evento inicia mais um quadriênio de trabalho paras os conselheiros, no período de 2016 a 2019.
De acordo com os dados do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), o processo contou com a inscrição de 31 pré-candidatos que, após submetidos à prova objetiva, habilitaram-se 23 pessoas para concorrer ao voto popular, sendo eleitos cinco conselheiros, com apenas uma reeleição, e cinco suplentes. Os cinco titulares nomeados são: Denilsa de Jesus, Jucileide Santana, Antônio Santos, Jorge Luduvice e Luciana Viana.
Abrindo o ciclo de falas, a presidente da comissão eleitoral, Jane Alves, afirmou que “o processo teve toda a estrutura fornecida pela Prefeitura de Itaporanga, com o apoio não só da Secretaria de Ação Social, mas um conjunto de todas. O trabalho de conselheiro não é fácil, mas o com uma equipe dedicada e unida tudo é possível”.
Em suas palavras, os conselheiros expressaram mensagens de agradecimento e vontade de fazer parte da mudança dos caminhos das crianças e adolescentes, contribuindo para um futuro promissor através da união de todos.
A conselheira Jucileide Santana expressou em seu discurso que todos os 430 votos recebidos valerão a pena. “Já fui conselheira anteriormente e quero continuar ajudando e aprendendo com o papel que desenvolvo em equipe. A união faz a força!”, disse a conselheira.
Pela primeira vez no cargo, mas com lembranças do desejo de desempenhar a função, o conselheiro Jorge Luís Luduvice expôs que “há muitos anos que eu quero ser conselheiro. Agora foi o momento oportuno e irei trabalhar com muita garra, pois sei dos anseios da população e das crianças e adolescentes. Será um trabalho pensando na família”.
Em seguida, foi a vez dos vereadores discursarem. Na fala do vereador Marcelo Anchieta, houve a conotação de valores importantes para o trabalho dos empossados. “Os conselheiros são a ponte entre a família e o Ministério Público. É um trabalho delicado, já que eles não são pais das crianças e adolescente, mas desempenham o papel de guia para os mesmos. Tem de lidar com drogas, abusos, entre outros problemas que necessitam da base familiar”, ressaltou o vereador.
O presidente da Câmara de Vereadores, Renatinho de Zé de Lili, também acredita que a união de equipe através da organização de um conselho faz toda a diferença, principalmente quando órgãos como a prefeitura dá o apoio nessa jornada. “Parabenizo a prefeita Gracinha, pois apenas três prefeitos sergipanos enviaram técnicos do conselho para Brasília para uma melhor preparação. Isso mostra o empenho da gestora. Como cidadão, sei que a união de todos transformará as crianças. É um papel da Câmara, da Prefeitura, dos conselheiros e da comunidade”, finalizou Renatinho.
Encerrando o ciclo de discursos antes da entrega de certificados para os conselheiros e ex-conselheiros que encerraram o ciclo anterior, a prefeita Gracinha agradeceu a presença de todos e parabenizou a equipe do conselho e Secretaria de Ação Social pela organização. “Não houve nenhum problema na eleição, tudo ocorreu dentro da lei.
Os ex-conselheiros desempenharam trabalhos excepcionais para a sociedade, dia e noite resolvendo problemas graves na rua ou no ambiente familiar. Sei que os novos honrarão os votos selados essa noite. Desejo um quadriênio de muitas mudanças em Itaporanga”, encerrou a prefeita.
Prestígio
Apesar de ser uma sexta-feira, centenas de pessoas compareceram ao evento. Além da população, várias autoridades municipais estiveram acompanhando o ato de posse dos novos conselheiros, entre elas, o presidente da Câmara Municipal, Renatinho de Zé de Lili, e os vereadores Marcelo Anchieta, Tonho de Luquinha, professor Humberto, Otávio Sobral e Jessé Oliveira.
Também estiveram presentes os secretários Antonio Peu (Controle Interno), Mirela Cortês (Assistência Social), Francinaldo Alves (Esportes e Juventude), Doralice Alfano (Educação), Thiago Luduvice (Governo) e Elma Regina (coordenadora social). Também prestigiaram a posse presidente do CMDCA, Carlos Diego Andrade; a presidente da Comissão Eleitoral, Jane Alves; os conselheiros que concluiriam o mandato: Ivan Araújo, Maritania Soares, Ana Meire Luduvice e Sandra Santana.











