Pacatuba: Câmara debate com vereadores e população a LDO 2019

21/06/2018 às
Em um espaço democrático, a Câmara Municipal de Pacatuba, realizou nesta terça-feira, (19), audiência pública para esclarecer aos vereadores e à população a importância da Lei de Diretrizes Orçamentárias, (LDO), referente a 2019, que deve ser votada na casa legislativa no próximo dia 27. O palestrante foi o técnico do Tribunal de Contas de Sergipe e professor universitário, Alaelson Cruz.

 
De acordo com Alaelson Cruz, a LDO é de fundamental importância para a gestão, assim como o PPA (Plano Plurianual) e a LOA (Lei de Orçamento Anual). Os programas do PPA têm metas e indicadores quantificados. Já a LDO explicita metas para cada ano, enquanto a LOA reserva recursos para sua execução. 

 
Ele explicou ainda que, para ações eficazes é preciso planejamento. “O PPA, a LDO e a LOA são desenvolvidos em consonância, mas o mais importante é o planejamento das ações. Por este motivo, destaco a importância da audiência pública e o debate com os vereadores e a população, já que toda ação a ser executada pela gestão municipal, necessita constar nesses três instrumentos. Contudo, o planejamento é primordial”, acrescentou.

 
Após a explanação de Alaelson Cruz, os vereadores, a equipe gestora e a população, tiraram dúvidas e apresentaram sugestões importantes. Como também, parabenizaram a iniciativa do presidente da Câmara, Aldo Santos em promover este amplo espaço de discussões.

 
A LDO está sendo amplamente discutida com a comunidade de Pacatuba. “Estamos fazendo tudo no prazo e de acordo com as exigências legais para que não haja nenhum problema no andamento da gestão municipal. Com isso, queremos garantir que as políticas públicas chegam à população, beneficiando, principalmente, aqueles que mais precisam da administração municipal”, disse o presidente da Câmara Municipal, Aldo Santos.