Pacatuba realiza 1ª Conferência Conjunta dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

29/05/2025 às 11:03:49
Foto: Assessoria

Em um dia histórico, Pacatuba sediou a 1ª Conferência Conjunta dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, realizada nesta terça-feira, 27 de maio. O evento reuniu diversos municípios da região, debateu os direitos da classe e contou com o total apoio da Prefeitura local. 

Representantes das cidades de Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Malhada dos Bois, Muribeca, Neópolis, Propriá, Santana do São Francisco e Telha estiveram no evento. 
A Conferência revisou as proposições das conferências anteriores, propôs a implementação de políticas públicas que combatam a discriminação em Sergipe, avaliou a implementação de um Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBTQIA+, propôs diretrizes para implementação de políticas públicas de combate à discriminação e pobreza e aprovou propostas para a criação do Plano Estadual de Políticas Públicas da classe LGBTQIA+. 

“O primeiro avanço foi ter uma prefeitura acolhendo a realização da conferência enquanto cidade sede. Diante do cenário que encontramos no estado para a realização das demais conferências. Segundo avanço foi ter criado uma consciência na região da importância de construir políticas para a população LGBTQIAPN, e construir de forma coletiva, congregando a sociedade civil e o governo”, disse o presidente do Conselho Estadual de Promoção e Cidadania de lésbicas, gays, transexuais e travestis, queers, intersexo, assexuais, pansexuais e não binárias de Sergipe (ConLGBT), Kléber Oliveira. 

Para elaborar diretrizes que garantam mais direitos e respeito à classe, a 1ª Conferência Conjunta dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ foi realizada com base em quatro eixos temáticos: o enfrentamento à violência, trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIA+, interseccionalidade e internacionalização e institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. 

“A conferência foi um momento histórico de escuta, construção e respeito. Reafirmei, em nome da Secretaria Municipal da Inclusão, nosso compromisso com a dignidade, a equidade e os direitos da população LGBTQIA+. Sabemos que essa luta é contínua, e seguimos firmes ao lado dos movimentos sociais e da comunidade, transformando vozes em ações concretas. Que este seja o início de um novo ciclo de conquistas para uma Pacatuba mais justa, inclusiva e humana”, projetou a secretária municipal de Assistência Social, Leilane Quitério. 

“Foi uma honra muito grande para Pacatuba sediar a  1ª Conferência Conjunta dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Aqui tivemos a oportunidade de debater políticas públicas e propor diretrizes que garantam direitos, respeito e dignidade a essa classe que é historicamente excluída e marginalizada pelo preconceito de parte da sociedade por não aceitar as diferenças. Por isso, quero dizer que a Prefeitura de Pacatuba tem muito orgulho desse movimento de luta e da classe LGBTQIA+ do município e estará sempre do lado dessas pessoas”, destacou a prefeita Iara Martins (PSD).

 

 

Fonte: Assessoria