Pensar Sergipe debate crise econômica do estado e PSB reconduz Valadares Filho para presidência do diretório estadual

26/08/2017 às
Resumo: O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a Fundação João Mangabeira realizaram o Fórum “Pensar Sergipe: os caminhos para a retomada do desenvolvimento socioeconômico”

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a Fundação João Mangabeira realizaram o Fórum “Pensar Sergipe: os caminhos para a retomada do desenvolvimento socioeconômico” e o XIV Congresso Estadual do PSB Sergipe na manhã desta sexta-feira (25), no auditório do Hotel Quality, em Aracaju.

 

O fórum tem como objetivo abrir o diálogo propositivo com a sociedade. “Não basta o diagnóstico do fracasso e do caos que vive o estado de Sergipe. Para nós, é tempo de fazer mais. A Fundação João Mangabeira, que tem a missão de formação política e de formulação de políticas públicas, não pode se furtar do debate e de levar para a sociedade quais são os caminhos que a gente precisa trilhar para superar a crise econômica e melhorar a qualidade de vida no estado”, explica a presidente da Fundação João Mangabeira em Sergipe, Niully Campos.

 

De acordo com o economista Márcio Rogers Melo, palestrante do evento, após o estudo que evidenciou que o estado de Sergipe internalizou os efeitos da crise nacional, foram propostos alguns eixos para a retomada do desenvolvimento. “O estudo mostrou que em comparação a outros estados do nordeste e da media nacional, Sergipe absorveu os efeitos da crise. O fórum mostra que primeiro deve ser feito um planejamento, mapear as locações produtivas no estado afim de aumentar a eficiência da economia, com a maximização dos fatores produtivos, além de melhorar o ambiente de negócios e atrair o empresariado mostrando que é vantajoso investir em Sergipe”, pontua.

 

O presidente nacional da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, esteve em Sergipe para participar do debate e parabenizou a iniciativa. “Não existe partido sem propostas. Quando o partido não tem proposta, projeto, atitude, nem posicionamento, vira um partido sem ideal, apenas com interesses eleitorais. Este evento abriu o caminho para que tenhamos um fórum permanente de debates com formulação de propostas para os municípios sergipanos, buscando meios para integrar Sergipe no desenvolvimento regional. Realizamos a primeira parte hoje com muito sucesso”, elogia.

 

Segundo o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), o partido criou este momento de estudos para apresentar soluções para o futuro. “Através do Pensar Sergipe, o PSB reúne suas lideranças e pessoas de todos os segmentos sociais e empreende um debate sobre o desenvolvimento socioeconômico do estado apontando soluções viáveis não só para o atual governo, como para os futuros governos. Pensar Sergipe significa que o PSB não está pensando no hoje, nem nas futuras eleições, o partido está pensando nas futuras gerações, que é o mais importante”, explica o senador.

 

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) agradeceu o convite e reforçou que tem alertado sobre a crise no estado. “O departamento de economia da Universidade Federal de Sergipe confirmou aquilo que a gente já vem falando há algum tempo sobre o nosso estado. A situação é caótica, é triste, Sergipe pede socorro, se nada for feito, nosso destino será infinitamente pior ao que estamos vendo hoje”, lamenta o senador Amorim.

 

Para o deputado federal Valadares Filho (PSB-SE), a discussão é fundamental para criar um conteúdo programático. “O estado de Sergipe vive um grave momento administrativo e o Pensar Sergipe tem o intuito de contribuir não só com a crítica, mas com as soluções, fazendo isso com toda sociedade civil organizada, com sindicalistas, empresários, profissionais da área da saúde, educadores, enfim. O que foi visto aqui hoje foi o pontapé inicial para esse grande programa, esse grande conteúdo construtivo para o futuro do nosso estado”.

 

Na oportunidade, o PSB de Sergipe realizou o XIV Congresso Estadual que reconduziu o deputado federal Valadares Filho (PSB-SE), para a presidência do diretório estadual. “Fomos reeleitos por unanimidade pelos delegados do partido. Com muita responsabilidade continuaremos trabalhando para fortalecer o partido em todos os municípios sergipanos”, afirma o deputado reeleito.

 

Estiveram presentes o deputado estadual Luciano Pimentel, o presidente do diretório do PSB de Aracaju, Elber Batalha Filho, prefeitos municipais, vice-prefeitos, vereadores, lideranças e dirigentes dos municípios sergipanos.