Pirambu capacita merendeiras em manipulação de alimentos
Pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura Municipal de Pirambu através da Secretaria Municipal de Educação, capacita merendas da Rede Municipal de Ensino.Em janeiro do ano passado cerca de 25 merendeiras das escolas e da Secretaria de Ação Social e Trabalho, foram capacitadas com o curso de manipulação de alimentos. Durante a manhã de hoje, dia 28, 31 merendeiras receberam o curso de manipulação de alimentos.
O curso foi ministrado pela nutricionista Caroline Linhares e acompanhado pela também nutricionista, Tayane Freitas, supervisora da Empresa VBX Refeições Coletivas. O curso tem como objetivo capacitar às merendeiras para que lidem com os alimentos de forma correta e dêem uma alimentação de qualidade para os alunos.
De acordo com a supervisora, a maior preocupação com relação à manipulação com os alimentos é para que não ocorra o risco de doenças transmitidas por alimentos fora da validade ou estragados. “Alimentos com essas características provocam sintomas como a diarréia, vômitos, náuseas, além de outros, que são causadas pelo não cuidado com a manipulação dos mesmos.
Um outro fato também ressaltado pela nutricionista é com relação à higiene pessoal, por ser um dos fatores que pode ter uma grande influencia na manipulação dos alimentos.
Ainda de acordo com Tayane, dentro dos próximos seis meses todas as merendeiras passarão por uma nova capacitação, sendo que nos próximos três meses será feita uma avaliação do que vem sendo aplicado nas escolas, frisou.
Durante o curso de capacitação, as merendeiras tiveram conhecimento dos cuidados que devem ter tanto na hora de receber o alimento, como verificar a data de fabricação e o seu prazo de validade, se tem sinal de ferrugem nas latas, se estão amassadas ou se algum produto tem odor.
Caroline chamou a atenção para diferenciar o produto estragado do produto contaminado, ressaltando que o produto estragado é observado a olho nu, enquanto que, o produto contaminado não é visto a olho nu, por está com bactérias e que é preciso está sempre atento ao manusear qualquer produto com essas características.
Um outro fato também chamado atenção pela nutricionista, foi com relação à limpeza que deve existir na área do estoque e que a mesma deve ser limpa diariamente. “Não adianta ter uma cozinha ou refeitório limpo se a área de estoque está suja, porque toda a sujeira acumulada nos alimentos será transportada para a cozinha, contaminando consequentemente os demais alimentos”, advertiu.
