
Pirambu: Prefeito se reúne com empresários para discutir as ações do município
“Foi uma reunião muito proveitosa, muito produtiva, um diálogo aberto, como deve existir entre o Poder Publico e a iniciativa privada, onde todos puderam expor seus problemas, suas necessidades, apresentar sugestões e o município apresentar o que vem fazendo, o que será feito e o que está sendo planejado”. Foi o que disse o prefeito de Pirambu, Élio Martins (PSC), em reunião com empresários, comerciantes e donos de bares, restaurantes e pousadas.
Na reunião o prefeito debateu a pauta que foi presentada pelos empresários, enfatizando os investimentos que vêm sendo feito, da solicitação ao governo do Estado para a cessão de uso do Terminal Turístico, que, se concedido, será totalmente reformado criando-se um novo espaço para o turismo e o comercio local.
O prefeito também falou do Projeto de Lei que trata da reforma administrativa e que está em tramitação na Câmara de Vereadores desde o ano de 2013. “Sem a aprovação desse projeto pouco coisa podemos fazer”, disse o prefeito, citando como exemplo a abertura de concurso para a criação da Guarda Municipal, contratação de pessoal, etc.
Com relação ao Plano Diretor, o prefeito informou que a empresa ECA Ambiental – Consultores Associados Ltda, já começou a fazer o levantamento com a coleta de dados para em seguida dar inicio as audiências publicas.
Já com relação ao saneamento básico, o prefeito foi enfático ao afirmar que o município não dispõe de recursos suficientes para a execução da obra, lembrando que desde o ano passado que vem lutando junto a Deso para a realização da obra. “O que fomos informados é que a Deso no momento não dispõe de recursos para o saneamento básico em Pirambu”, disse.
Elinho informou aos presentes que, independente da negativa da Deso, vem tentando a liberação de recursos federais via emenda orçamentária. “A nossa expectativa é que possamos em 2015 ter esses recursos liberados”, frisou, acrescentando que o projeto já existe.
O prefeito esclareceu que o município não recebeu recursos da Codevasf para a implantação do saneamento básico porque não faz parte da Bacia do São Francisco, como muitos passavam.
Uma outra novidade para os presentes foi a informação de que está praticamente pronto o projeto urbanístico da cidade, começando ao lado do posto de gasolina, a entrada da cidade com um bonito calçadão, revitalização de toda Orla, o entreposto de pesca, praças, Terminal Turístico, além de outras ações.
O prefeito também falou da participação do municipal na 42 ª ABAV Expo Internacional de Turismo, a maior feira de Agências de Viagens e Turismo da América Latina, onde o município de Pirambu foi muito bem aceito, apresentando sua culinária, gastronomia, suas belezas naturais e o seu povo acolher.
O prefeito lembrou que foi plantado uma semente, mas que é preciso reestrutura sua rede hoteleira, restaurantes, bares, “porque o turismo é exigente e precisamos oferecer o que temos de melhor”, disse, ressaltando que, a maior propaganda que pode ser positiva ou negativa, é a propaganda boca a boca.
Ao final do encontro, o prefeito agradeceu a presença de todos e pediu para na próxima reunião fosse apresentado sugestões. “O nosso objetivo é fazer um trabalho conjunto para o que município se fortaleça cada dia”, frisou, lembrando que a nova rodovia que será construída, que é a litoral norte, pode mudar a realidade de Pirambu. “Precisamos nos preparar o mais rápido possível para essa nova realidade”, advertiu.
