PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
As metas de atuação e prioridades da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram discutidas na manhã de ontem (22), durante a Oficina de Planejamento Estratégico do Governo do Estado, evento promovido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Técnicos e gestores de diversos âmbitos do órgão discutiram a estratégia que será adotada nos próximos quatro anos neste que é dos setores públicos mais importantes para a população.
A Oficina é continuação do Planejamento Estratégico realizado pelo governador Jackson Barreto com os secretários e presidentes de órgãos do Governo. De acordo com o diretor de Planejamento da SES, Evandro Galdino, a Saúde tem 11 principais compromissos para este período, entre eles a entrega do Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Deda Chagas e do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), além da estruturação do Complexo Regulatório. Os três projetos são muito aguardados pela população.
"Nesse momento apresentamos os projetos que temos para cada setor, os desafios e o orçamento disponível. A partir desta discussão, vamos otimizar o trabalho, economizando recursos para realizar os projetos, que são compromissos firmados pelo Governo do Estado com a população", explicou Evandro Galdino, diretor de Planejamento da SES. O superintendente de Programação Econômica e Orçamento da Seplag, Guilherme Rebouças, acredita que o momento requer reflexão das equipes, para que as ações sejam realizadas com celeridade.
“Queremos que eles saibam traduzir esse planejamento para que efetivem os compromissos a serem cumpridos”, disse. Guilherme Rebouças avaliou o encontro como muito positivo, visto que o projeto foi bastante discutido, com a participação de pessoas qualificadas para cada setor e aptas para desenvolver as ações.
SEM CONVÊNIO
O presidente da Fames, Fábio Andrade, participa hoje (23) de uma reunião na Secretaria de Estado da Educação. Em pauta, a não renovação de alguns convênios do transporte escolar. “Alguns municípios não tiveram o convênio renovado, e vamos à Seed para discutir os motivos e apoiar as prefeituras prejudicadas. Já estamos com muitos problemas administrativos, inclusive na Educação”, revela o gestor. Fábio Andrade espera conseguir reverter à situação.
NÍVEL SUPERIOR
O deputado estadual Georgeo passos, durante pronunciamento na Assembleia, citou uma informação importante: segundo ele, de acordo com dados do reitor da Universidade Federal de Sergipe, apenas 5% dos alunos estão na universidade pública do Estado. “Precisamos trazer nossos jovens para os estudos, evitando que eles entrem no caminho da criminalidade”, afirmou o parlamentar.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Ele aproveitou o discurso para convidar deputados estaduais a participarem de uma Audiência Pública com o tema “Segurança Pública”, às 15 horas, na Câmara de Vereadores de Ribeirópolis. Na ocasião estarão presentes o secretário de Segurança Pública de Sergipe, o juiz e o promotor da cidade, além de toda a população.











