PLANO DIRETOR_
A prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), iniciou ontem (31) a terceira fase de audiências públicas sobre o Plano Diretor. Nesta etapa serão realizadas nove audiências em bairros diferentes da capital.
De acordo com a Seplog, esta etapa prossegue até 11 de setembro, e nela continuarão sendo colhidas propostas para a estruturação do Projeto de Lei.
Além de ser uma exigência constitucional para cidades com mais de 20 mil habitantes, o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento de uma cidade. Aracaju já possui um Plano Diretor, mas este precisa e está sendo revisado. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na gestão territorial, na requalificação dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
Nesta terça-feira (1º) a audiência acontece na Escola Berenice Campos, localizada no bairro Porto Dantas. Quarta-feira (02) o encontro será realizado na Sabino Ribeiro, no bairro 18 do Forte. Já na quinta-feira (03) é a vez da Escola Estadual Prof° Manoel Franco Freire, no Jabotiana, receber a o evento. A lista com todas as escolas que irão abrigar os debates está disponível no site da Prefeitura de Aracaju.
Toda população do município pode e deve participar das audiências para verificar o andamento do Plano e sugerir melhorias.
CRÉDITO EM ITABAIANA I
O Banco do Nordeste investiu, nos últimos cinco anos, mais de R$ 600 milhões no município de Itabaiana, entre operações de crédito contratadas com empresários dos setores da agropecuária, comércio, serviços e indústria. A maior parte corresponde a contratações realizadas através do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), a principal fonte de recursos do banco para aplicação em financiamentos de longo prazo.
CRÉDITO EM ITABAIANA II
Somente no primeiro semestre de 2015, o balanço de investimentos na cidade totaliza R$ 56 milhões, por intermédio de duas agências locais. "O município de Itabaiana, que fica no centro geográfico do estado, é um dos municípios mais dinâmicos do interior sergipano e tem apresentado crescente demanda por crédito em face da expansão produtiva da cidade", afirma o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento.
CEAC EM NOSSA SENHORA DE LOURDES
Hoje (1º) o Ceac Itinerante, serviço ofertado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, chega à cidade de Nossa Senhora de Lourdes, distante 133 km quilômetros de Aracaju. A caravana aportará na Escola Estadual Almirante Tamandaré, localizada na Praça Ana Rosa, n° 430, Centro. Por lá, estarão disponíveis serviços como emissão de carteira de identidade, de trabalho e CPF, 2º via de certidão de nascimento, casamento ou óbito, além de atendimento em ponto Banese, Ipesaúde e muitos outros serviços dos 17 órgãos parceiros da iniciativa. Ainda neste mês de setembro, mais quatro municípios receberão o projeto. São eles: Simão Dias, Neópolis, Gararu e Salgado.











