PM apreende jabutis e pássaros silvestres no 18 do Forte, em Aracaju
A Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), apreendeu nesta segunda-feira, 29, numa empresa de entulho localizada no bairro 18 do Forte, dezenas de jabutis e nove pássaros silvestres. Os animais foram encontrados após denúncia sobre um cativeiro.
No local, a guarnição percebeu cinco pássaros silvestres expostos na fachada da empresa. Ao adentrar no estabelecimento, os policiais encontraram 28 jabutis e quatro aves escondidas, sendo um papagaio, uma arara azul e dois periquitos.
Na conversa com uma funcionária da empresa, a equipe descobriu que os animais pertenciam ao proprietário do local. A profissional negou aos policiais que os animais estavam sendo vendidos e disse que o dono os criava como hobby.
Os policiais solicitaram a licença expedida pelo IBAMA, que autoriza a criação dos animais, esclarecendo à funcionária da empresa que a falta do documento se constituía em crime ambiental, de acordo com a Lei 9.605/98. Por conta da ausência da liberação, os animais foram apreendidos e levados à Delegacia Plantonista, com a mulher, que era a única pessoa presente no momento do flagrant
