Polícia Civil apreende dois adolescentes acusados de latrocínio contra um empresário

14/08/2014 às
Foto: Ascom/SSP

Uma investigação conjunta da 8ª Delegacia Metropolitana e do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) com apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) apreendeu na manhã desta quarta-feira, 13, no loteamento Pousada Verde, bairro Lamarão, zona norte de Aracaju, dois adolescentes de 14 e 17 anos de idade acusados de latrocínio contra um comerciante da avenida Osvaldo Aranha.


A apreensão dos infratores ocorreu a menos de 30 dias do latrocínio que vitimou empresário e candidato a deputado federal Joselito Rezende, o ‘Zelito da Aviboa’, 60 anos, dono da loja Ovos Mais. De acordo com o delegado Fernando Melo, as investigações iniciaram logo no dia do crime. “A partir dos trabalhos investigativos e da colaboração da população pudemos identificar que o menor executor dos tiros tem apenas 14 anos de idade”, explicou.

Melo destaca que os dois menores e um adulto, que não teve o nome divulgado para não prejudicar as investigações, se juntaram com o intuito de realizar assaltos na cidade. “Quando passaram pela loja viram que o local estava bem movimentado e resolveram assaltar. Só que o empresário, infelizmente, reagiu e veio a falecer. Ele possuía um revólver calibre 38 dentro do estabelecimento e chegou a efetuar alguns disparos contra os criminosos porque ele achava que tinha apenas um assaltante quando na verdade eram três e foi justamente o menor que estava armado que disparou um tiro nas costas e outro na cabeça da vítima”.

As imagens do circuito interno de segurança do estabelecimento mostram os três criminosos chegando de bicicleta e depois a pé após matarem o empresário. “Nu fuga eles ainda levaram a arma da vítima e um celular de um funcionário”. De acordo com Melo, a arma do comerciante encontra-se com adulto que está foragido. “Os dois adolescente têm passagens pela Usip por diversos assaltos realizados na cidade. Foi justamente na Unidade de Internação que eles se encontram e formaram uma amizade, tando que o menor de de 17 anos estava morando na casa do adolescente de 14 na Pousada Verde”, destacou.

Ficou comprovado também que os menores não tinham envolvimento anteriores em homicídios, mas têm várias passagens por roubos a pessoas, lojas e até ônibus. A polícia também aprendeu a roupa que eles utilizaram no dia do crime.

Mãe do menor presa

No momento da prisão dos infratores, os policiais também cumpriram um mandado de prisão contra Tânia Maria Santos, mãe do adolescente de 14 anos que matou o empresário. Ela responde por tráfico de drogas, crime praticado há oito anos. Os dois menores já estão na Unidade Sócio-educativa de Internação Provisória (Usip) e Tânia encontra-se detida em uma das delegacias da Grande Aracaju, aguardando transferência para o sistema prisional.