PORTAS FECHADAS
Você sabe o que é uma cozinha comunitária? Eu explico. As Cozinhas Comunitárias são equipamentos públicos de alimentação e nutrição que integram a Rede Operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Ou seja, são cozinhas construídas com recursos do Governo Federal e do Município para oferecer refeições adequadas com preços acessíveis à população de baixa renda.
Uma proposta louvável, mas que, infelizmente, não foi colocada em prática no município de Estância. A cidade do sul sergipano iniciou em 2011, na gestão do prefeito Ivan Leite, a construção de uma cozinha comunitária, porém, até hoje o imóvel não foi entregue à população. Esta situação tem causado a insatisfação da comunidade e de autoridades locais, a exemplo do vereador Sérgio Bezerra.
“Há mais de dois anos o bairro Cidade Nova aguarda a abertura da cozinha comunitária, mas, provavelmente, ela permanecerá fechada, pois o interesse da gestão municipal é mínimo. A Câmara de Estância tem cobrado, junto à Secretaria de Assistência Social, a ativação do local e até agora nossa solicitação não recebeu atenção”, afirma Bezerra.
De acordo com o vereador, mais de R$ 300 mil reais, entre recursos do município e do Governo Federal, foram empregados na obra. “Um dinheiro absurdo foi investido naquela cozinha. Um dinheiro que é meu, é do povo. Por isso, vamos continuar cobrando uma ação do prefeito Carlos Magno. Pois, ainda que a construção tenha iniciado quando ele ainda não estava à frente da prefeitura, o prédio está lá e agora cabe a ele colocá-lo a disposição da comunidade”, diz.
“Hoje você chega a Cidade Nova e vê o lugar abandonado, todo coberto por tapumes. E que só foi fechado graças ao trabalho dos vereadores que flagraram o uso de drogas no local. É revoltante ver que um ambiente construído para servir a população está de portas fechadas, sendo esquecido dessa forma”, denunciou o vereador. Desativada, a cozinha comunitária não só deixa de ser um benefício como tem se tornado um problema para comunidade. Uma vez que, ao invés de alimentar famílias, está abrigando usuários de drogas e talvez até criminosos.
FÓRUM EDUCAÇÃO
A Prefeitura de Santo Amaro das Brotas, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará na próxima quinta-feira, 30 de abril, o Primeiro Fórum Municipal de Educação. O objetivo é subsidiar reflexões e propostas à implantação do Plano Municipal de Educação. O Fórum acontecerá no auditório da Escola Municipal Vice-governador Benedito Figueiredo, a partir das 8h da manhã.
PMN EM CARMÓPOLIS
Mais um partido se junta à base de apoio da prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz (PT). Dessa vez é o PMN, através do ex-vereador José Carlos Fontes Barros, o Carlinhos Barros, que assumiu a presidência municipal do Partido da Mobilização Nacional (PMN). De acordo com Carlinhos, o PMN dará todo apoio à gestão Esmeralda Cruz. “Diferente da ex-diretoria do partido e de alguns vereadores, não queremos medir forças com a prefeita, pelo contrário, vamos trabalhar lado a lado, sempre buscando melhorias para Carmópolis”, afirmou.











