Prato do Povo alcança a marca de 1,5 milhão de refeições distribuídas

05/09/2025 às 11:18:28
Foto: Ascom Seasic

O Prato do Povo, programa desenvolvido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), chegou a um marco histórico: já são 1,5 milhão de refeições servidas, desde a sua implantação em fevereiro de 2024. O programa, que oferece, diariamente, cerca de 200 refeições gratuitas para famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas no CadÚnico, representa um alívio e um reforço de dignidade na mesa dos sergipanos.

Atualmente, o Prato do Povo está presente em 21 municípios, alcançando, aproximadamente, 86 mil famílias e beneficiando mais de 226 mil pessoas desde o início das suas atividades. Em apenas um ano e sete meses de funcionamento, a iniciativa consolidou-se como uma das mais representativas políticas de segurança alimentar do estado, com expansão para outros oito municípios que estão em processo licitatório.

Para a secretária da Seasic, Érica Mitidieri, a marca alcançada reforça o compromisso do Governo de Sergipe no combate à fome. “O Prato do Povo faz parte de um conjunto de políticas públicas que têm transformado a vida de milhares de famílias, reduzindo as desigualdades sociais em nosso estado. A segurança alimentar é um direito fundamental e, com o Prato do Povo, oferecemos muito mais do que comida: oferecemos dignidade, saúde e oportunidade de mudança social. É nisso que acreditamos e trabalhamos todos os dias”, frisou.

O impacto dessas ações pode ser visto nos resultados apresentados pelo Observatório de Sergipe: a insegurança alimentar grave caiu de 30%, em 2022, para 5,5%, em 2023, enquanto a insegurança alimentar total reduziu de 71,1% para 49,2% no mesmo período, colocando Sergipe como referência nacional no enfrentamento à fome.

Alimentação de qualidade e impacto na vida real

Além da quantidade, a qualidade é um ponto central. A nutricionista da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Seasic, Jéssica Belém, explica que a missão do Prato do Povo é garantir que as famílias em vulnerabilidade social recebam não apenas uma refeição nutritiva e, sobretudo, digna. “Como profissional da Nutrição, é um privilégio fazer parte disso. Com o Prato do Povo, a Seasic tem assegurado que a qualidade de cada refeição faça a diferença, promovendo saúde e fortalecendo a dignidade dos beneficiários”, ressaltou.

Entre os que dependem diariamente do programa, o impacto é imediato. Camerino Moura da Conceição, natural de Muribeca, é viúvo e pai de três filhos, e afirma que a refeição é um fundamental para a alimentação da família. “Levo a comida todos os dias e almoçamos juntos em casa. É uma ajuda enorme, os alimentos são bons e variados”, relatou.

Já para Irailde Matos, a iniciativa também é essencial. “É sempre bom ter uma comida de qualidade, ajuda muito no dia a dia”, declarou.

Durante uma fiscalização de rotina, o representante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Alex Santos Morais, destacou a organização e o rigor no cumprimento das normas. “Tudo está dentro das diretrizes, garantindo uma alimentação saudável para a comunidade”, afirmou.

 

Fonte: Governo de Sergipe