Prefeita Esmeralda Cruz participa de reunião dos municípios do consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju

15/04/2015 às

A prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz, e mais sete prefeitos de municípios sergipanos que compõem o consórcio intermunicipal de resíduos sólidos da Grande Aracaju se reuniram na manhã desta quarta-feira, 15, na câmara de vereadores de Laranjeiras com representantes do Ministério Público e da secretaria de estado do meio ambiente e dos recursos hídricos.

 

A reunião teve como principal objetivo o alinhamento das pendências dos municípios com o consórcio de saneamento básico da Grande Aracaju e a lei 12.305/10 que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

A abertura do evento foi realizada pelo secretário de estado do meio ambiente e dos recursos hídricos, Olivier Chagas, que falou das dificuldades da implantação da política de resíduos sólidos na Grande Aracaju.

 

“Todos nós sabemos que a questão dos resíduos sólidos é complexa e que consiste num problema nacional que precisa ser resolvido. Prioritariamente, esse problema tem caído nas mãos dos municípios, por isso, temos que encarar e dar uma solução”, afirmou Olivier.

 

Para o prefeito de Laranjeiras, Juca de Bala, que também é o presidente do consórcio, ainda existem muitas dúvidas por parte dos prefeitos em relação a esse processo. Ele vê com otimismo a evolução do plano intermunicipal da Grande Aracaju. “Ao invés de dizer que somos os únicos que não conseguimos evoluir nesse processo, prefiro afirmar que evoluímos sim e que estamos prestes a acontecer”, disse.

 

A representante do Ministério Público Estadual, Dra. Adriana Ribeiro, revelou que não é intenção do órgão mover ações contra os municípios na questão da extinção dos lixões, mas sim punir apenas os casos de omissão. Para ela, além de se tratar de um crime ambiental, os lixões também estão ligados as questões de saúde pública e de inclusão social, já que envolve também os catadores.

 

Finalizando o encontro, o secretário Olivier Chagas parabenizou os prefeitos pela participação ativa na reunião e pediu agilidade no envio as câmaras municipais dos contratos de rateio e participação no consórcio para aprovação dos vereadores.

 

O consórcio da Grande Aracaju é composto pelas cidades de Carmópolis, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros, General Maynard, Itaporanga D’ajuda, Maruim, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão. Os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Rosário do Catete não aderiram ao consórcio.