Prefeito e Secretário visitam Unidade de Saúde do Jardim Esperança

03/10/2014 às
Foto: divulgação/ PMA
Na manhã desta quinta-feira, 2, o prefeito em exercício José Carlos Machado e o Secretário Municipal de Saúde, Luciano Paz, visitaram a Unidade de Saúde Min. Costa Cavalcante, no Jardim Esperança. Na inspeção feita, eles apuraram queixas apresentadas por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), verificaram as condições de funcionamento dos serviços, avaliaram a disponibilidade de insumos médicos e hospitalares nos locais, e observaram a estrutura dos prédios e condições de equipamentos.
 
"É a primeira vez que um prefeito junto com um secretário de saúde visitam essa unidade. Eles estão vendo os verdadeiros problemas desse posto, que foi construído em 1972 e desde então nunca passou por uma reforma", disse o Presidente do Conselho de Saúde da Unidade Min. Costa Cavalcante, Marcos Soares.
 
Segundo o prefeito em exercício Carlos Machado existe um compromisso dessa gestão com as melhorias na saúde. "Existe um compromisso que necessariamente, forçosamente precisa melhorar a saúde pública, principalmente nos postos. Eu estou aqui orientado por João Alves que quer mudanças imediatas nessa questão, mas é necessário que exista uma parceria constante entre prefeitura e governo, pois a prefeitura não tem receita suficiente para suprir todas as demandas da saúde", comentou o prefeito e exercício.
 
A enfermeira assistencial da USF, Lourdes Rocha, comentou que há algum tempo faltavam medicamentos, às vezes faltava o essencial. "Mas graças a Deus voltamos a receber medicamentos, a população já começa a receber tudo em dia", disse contente a enfermeira.
 
"A situação dessa unidade de saúde do Jardim Esperança é critica, não podemos negar isso, mas conversei com o Secretário de Saúde e já vamos colocar essa unidade no cronograma das futuras reformas e futuras ampliações", informou o prefeito em exercício José Carlos Machado.
 
Desde que assumiu a Secretária de Saúde, Luciano Paz vem visitando as Unidades de Saúde  com o intuito de inspecionar e verificar os problemas existentes na saúde, para conhecer os problemas de cada região e a realidade de cada unidade.
 
"Nessa unidade encontramos o posto bem degradado. Esta unidade já está no cronograma para reformas, ao todo 12 unidades já estão nesse cronograma para que possamos fazer esta intervenção de melhorias e ampliação, para a melhoria da qualidade tanto para o usuário quanto para os profissionais dessas unidades", confirmou o secretário de Saúde.