Prefeito Juca de Bala fala sobre cenário político para 2026 e destaca avanços na saúde e educação em Laranjeiras

22/09/2025 às 11:28:10
Sobre 2026, Juca deixa claro que pretende abrir caminho para o filho, Antônio de Juca, que deverá disputar uma vaga na Alese. (Foto: Assessoria)

Em entrevista ao Sergipe em Foco, o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala), fez um balanço dos primeiros nove meses de seu terceiro mandato à frente do município histórico, reconhecido como berço da cultura sergipana. Com passagens anteriores pela gestão municipal entre 2013 e 2016 e de 2021 até o presente, o gestor destacou os avanços obtidos em áreas prioritárias como saúde e educação, além de avaliar a relação com o Governo de Sergipe.

Juca também falou sobre o cenário político para as eleições de 2026, deixando claro que pretende abrir caminho para o filho, Antônio de Juca, de 25 anos, que deverá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Sergipe. O prefeito explicou os motivos que o levaram a apoiar essa pré-candidatura, apontando a importância da representatividade da cidade no parlamento estadual.

Confira a entrevista:

Sergipe em Foco: Prefeito, nestes nove meses à frente de um novo mandato, o que vem sendo feito de investimentos em Laranjeiras?

Juca de Bala: Nós estamos no mês de setembro, no segundo mandato consecutivo à frente da Prefeitura, e temos a grata satisfação em dizer que, devido à consolidação do nosso governo, da nossa gestão, Laranjeiras, no tocante a investimentos, tem uma grande marca no desenvolvimento de políticas públicas relevantes: mobilidade urbana, esporte, lazer, saúde, praticamente tudo foi feito nas nossas gestões.Nas nossas gestões também não esquecemos dos investimentos em pessoas. Esta é uma marca do nosso governo. Estamos sempre próximos e cuidando do povo, com políticas públicas para que a gente possa usar todo o complexo de obras que fazemos e transformá-las em políticas públicas efetivas para a nossa população, que hoje, graças a Deus, vive um novo tempo. O nosso povo tem autoestima e orgulho de viver em uma cidade diferente e transformada.

SF: Laranjeiras está sendo pioneira na implantação de um projeto inovador, que é implantar energia solar em prédios públicos. Na prática, o que isso trará de benefícios?

JB: Este projeto grandioso surgiu a partir de conversas e visitas que fizemos aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nossa equipe fez pesquisas, estudamos bastante e, após isso, realizamos uma licitação para implementar esta nova tecnologia em Laranjeiras. Os serviços já foram iniciados com a troca da iluminação pública por luminárias em LED. Também estamos implementando usinas solares, para que possamos otimizar cada vez mais os nossos serviços.A nossa pretensão é climatizar todas as escolas, instalar ar-condicionado no clube municipal e em todos os prédios públicos da Prefeitura, para que os nossos colaboradores e a população tenham mais conforto quando precisarem se deslocar a qualquer setor municipal. Tudo está sendo feito dentro de um cronograma estabelecido e com planejamento.

SF: Os investimentos em saúde são sempre importantes para garantir a qualidade de vida da população. O que Laranjeiras tem feito para atender os anseios do povo que precisa dos serviços públicos deste setor?

JB: A saúde de Laranjeiras vem avançando desde a nossa gestão passada e, nesta atual administração, estamos dando continuidade a programas consolidados, como o Melhor em Casa, o Mais Cirurgias, os mutirões (Saúde Itinerante), a distribuição gratuita de medicamentos através da farmácia básica, entre outros. Portanto, hoje, além de todas as obras que a nossa gestão desenvolveu, temos um cuidado especial com as pessoas.Com todos esses programas, a nossa população vem recebendo um atendimento de saúde cada vez melhor, com o Hospital São João de Deus aberto, as UBS’s funcionando com médicos, além do Centro de Especialidades a todo vapor. Outros serviços dependem de aporte do Governo do Estado e do Governo Federal, mas, nos grandes serviços, a gente chega.É relevante destacar que estive conversando recentemente com o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, para implantar o nosso centro cirúrgico de pequeno e médio porte aqui no Hospital São João de Deus. Já tive uma sinalização positiva do governador Fábio Mitidieri, do secretário Cláudio Mitidieri e do senador Alessandro Vieira, que também está destinando recursos para essa parceria. O diálogo entre as três esferas governamentais é fundamental para melhorar cada vez mais a saúde e o atendimento dos nossos munícipes. Essa será uma grande marca da nossa gestão, que trabalha incansavelmente.

SF: A educação em Laranjeiras tem conseguido números importantes no desenvolvimento da melhoria da estrutura e qualidade de ensino?

JB: Enquanto alguns só falam, nós trazemos ações, dados e indicadores. Pegamos o município de Laranjeiras em 2021 com aproximadamente 3 mil alunos matriculados. Hoje, a nossa rede municipal conta com mais de 7 mil alunos. Isso fez com que a nossa educação se tornasse independente. Aportamos mais recursos para contratar professores, distribuir material didático, kits escolares e garantir merenda de qualidade. Mas não é somente isso. Em gestões passadas, havia uma política de educação sem valorização do magistério. Na nossa administração é diferente: pagamos todos os pisos em dia, quitamos os retroativos e, por isso, a educação de Laranjeiras hoje é independente. O nosso sonho é melhorar ainda mais o IDEB com políticas públicas executadas de forma efetiva.Faço questão de repetir sempre: obra é importante, mas cuidar de pessoas, andar nas ruas, saber da dor da sociedade e da população é mais importante ainda. Por exemplo, nossos alunos, pais e responsáveis começaram a acreditar na escola pública. Ou seja, a educação em Laranjeiras deu um salto de qualidade.

SF: Em Laranjeiras, a população reclama da manutenção da pavimentação de ruas e avenidas. Como a Prefeitura lida com isso?

JB: As nossas equipes estão atentas aos problemas que surgem no dia a dia, mas sempre aparecem novas demandas. O pessoal da manutenção corrige problemas diariamente, acontece que Laranjeiras é um município grande em extensão geográfica, com deficiência de saneamento e de esgoto.Apesar disso, temos equipes todos os dias, a semana inteira, o mês inteiro e o ano inteiro, atuando em manutenção, recuperação, tapa-buracos, drenagem, esgoto, pavimentação em paralelepípedo e asfalto. Mas a sensação é de que ainda não é suficiente. Claro, trabalhamos muito e temos que trabalhar ainda mais, porque sempre vai faltar alguma coisa. Estamos no governo justamente para resolver os problemas.

SF: As parcerias com o Governo do Estado continuam sólidas para garantir ações de desenvolvimento em Laranjeiras?

JB: Com certeza. As equipes do Governo do Estado e o próprio governador Fábio Mitidieri têm sido fundamentais para a execução de diversos projetos e ações. Para se ter uma ideia, em Laranjeiras temos creches sendo construídas. Quando assumi, havia três creches; agora já temos seis e vamos chegar a dez, tanto com a parceria do Estado quanto do Governo Federal.O apoio do governador Fábio Mitidieri e do Governo Federal também está sendo primordial para a revitalização do nosso centro histórico, que incluímos em alguns projetos de obras do PAC. Sozinhos, nem o município nem o Estado conseguiriam realizar um investimento tão grandioso, com orçamento gigantesco. E não para por aí. Estamos sempre levando novas demandas ao governador, seja para pedir mais asfalto, pavimentação em paralelepípedo ou outras obras. Eu brinco com ele: “Governador, você diz que eu peço muito. Mas vá atendendo que eu vou pedindo mais”. Fábio sempre nos atende porque realmente tem sensibilidade com o município de Laranjeiras e com o estado de Sergipe.

SF: Como estão as negociações e acordos para as eleições de 2026? O senhor se mantém no grupo de Fábio Mitidieri? Vai apoiar Zezinho Sobral para a Alese?

JB: Eu sou bastante transparente naquilo que falo e faço. Em 2024, o agrupamento político do governador Fábio Mitidieri, do qual faço parte, firmou um acordo para o meu apoio a prefeito e, consequentemente, eu apoiaria Zezinho Sobral para deputado estadual em 2026. Mas o grupo da Boa Sorte (da família do vice-governador) descumpriu esse acordo e apoiou o candidato da oposição, Paulão da Varzinhas. Além disso, Mônica Sobral, irmã de Zezinho, foi eleita vereadora. Por este motivo, não posso manter esse apoio a Zezinho em 2026, embora tenha muito respeito por ele. Inclusive, eu e o meu agrupamento local votamos nele para vice-governador.

Porém, pelo fato de não terem cumprido o acordo, tenho o direito de não seguir nessa mesma linha. Faço política dialogando com as minhas lideranças, conversando com o meu agrupamento. Contudo, o meu povo não aceitou mais que eu apoiasse Zezinho. Sendo assim, o meu agrupamento político sugeriu lançar o nome do meu filho, Antônio Juca, como candidato a deputado estadual. Ele é dedicado, gosta de política, é jovem, estudioso e conhece Laranjeiras. Além disso, sempre apoiamos candidatos de outros agrupamentos e nunca apresentamos nenhum do nosso grupo, que hoje representa o maior agrupamento político de Laranjeiras.

SF: A decisão de apoiar Antônio Juca para deputado estadual teve alguma relação com o comportamento da vereadora Mônica Sobral na Câmara?

JB: A vereadora Mônica, a quem respeito bastante, apesar das inúmeras ofensas à minha pessoa, não teve nenhuma participação na nossa decisão. Ela é uma vereadora inexpressiva, que teve uma votação pífia para o agrupamento que representa. No meu entender, é uma vereadora de um mandato só, na ótica dos laranjeirenses, porque não apresenta projetos para a população e só faz discursos com ataques pessoais para difamar a gestão. Esses ataques não me atingem, porque estou preocupado com os laranjeirenses. Mônica Sobral não representa tanta coisa assim. Até porque o agrupamento político dela mostrou a força que tem, com uma votação pífia e inexpressiva. Mas, quanto mais ela fala, mais a nossa gestão cresce. Isso está comprovado em pesquisas qualitativas.

 


Da Redação Sergipe em Foco