Prefeito viabiliza ampliação do projeto conta cidadã

06/09/2017 às

Um programa de reciclagem do lixo doméstico que gera como benefício para o cidadão, além da preservação ambiental, desconto na conta de energia. Esta é a linha central do "Conta Cidadã", que já vem sendo implementado no conjunto Eduardo Gomes e no Rosa Elze, e cuja ampliação para a sede foi discutida na manhã que desta quarta-feira, 6, em reunião do prefeito Marcos Santana com representantes do projeto. 

O gestor municipal ressaltou a importância de iniciativas como essas, que buscam a conscientização sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente, criando um engajamento coletivo para construir a cultura da reciclagem dos resíduos sólidos e da coleta seletiva.  “O projeto é muito bom e tem o nosso total apoio. Com certeza contribuirá no processo de educação ambiental e na diminuição do descarte irregular do lixo doméstico no nosso município”, avaliou Marcos Santana.

A supervisora do "Conta Cidadã", Katia Lina, disse que a execução do projeto é simples: prevê a troca de material reciclado, entregue em pontos de coleta previamente divulgados à comunidade, por bônus na conta de energia elétrica. “Cada material tem um valor, que, somado, é automaticamente descontado da conta do consumidor. Já temos exemplos de que o projeto diminui o descarte irregular do lixo nas cidades e reduz significativamente o valor das contas de energia”, argumentou. 

Pontos de coleta 

Como encaminhamento da reunião, ficou definido que será instalado um ponto de coleta fixo na sede, mas, enquanto o processo é viabilizado, iniciativas pilotos serão realizadas por meio da coleta itinerante (data e local serão previamente divulgados).

Já no Grande Rosa Elze, mantém-se o recolhimento do material nos seguintes dias e locais: todas as sextas-feiras, no conjunto Eduardo Gomes, ao lado do Banese;  e no Rosa Elza, às segundas-feiras, na praça da quadra de esportes. Sempre das 8 às 17 horas.  

Também estiveram presentes à reunião o supervisor da empresa recicladora, Christian Faro; da diretora de Comunicação de São Cristóvão, Nívia Lima; do engenheiro ambiental Elisio Cristovão e da engenheira de produção Ana Carla Andrade, ambos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;  e da engenheira civil da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Rose Nunes. O projeto "Conta Cidadã" é uma parceria da Energisa e das prefeituras municipais.