Prefeitos de 67 municípios sergipanos se unem para cobrar apoio dos deputados estaduais no combate à crise econômica
Representantes de 67 das 75 prefeituras sergipanas fecharam as portas de todas as secretarias municipais, com exceção dos serviços básicos de saúde, e se reuniram na manhã desta terça-feira, 29, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) para pedir o apoio dos deputados estaduais na luta contra a queda nas arrecadações municipais. A mobilização é fruto do trabalho realizado pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco) e Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces), a fim de garantir uma parcela maior do que é arrecadado pelas administrações.
Engajado com a luta dos gestores o Prefeito Jorjão participou do manifesto. “Estamos unidos em busca de resultados para resolver os problemas das nossas cidades. Viemos buscar o apoio e saímos fortalecidos graças a resposta positiva que tivemos dos 24 deputados. Agora nossa luta será para garantir também o apoio do Senado e da Câmara Federal, em Brasília”, destaca o gestor. Como reconhecimento pelos seus esforços o prefeito Jorjão foi convidado pelos demais gestores para integrar a Comissão Representativa dos Prefeitos Sergipanos, que irá à Brasília pleitear as alterações necessárias para ampliar os repasses financeiros as administrações municipais.
Ainda de acordo com Jorjão esse achatamento dos repasses está acontecendo, pois a Presidente nunca exerceu cargos de natureza municipal. “Ela nunca foi vereadora ou prefeita, e por isso mesmo não conhece de perto as dificuldades que nós enfrentamos diariamente para administrar as cidades. Desde 2013 essa gestão vem tomando medidas para não prejudicar os servidores e os cidadãos, a exemplo da redução salarial de 20% nos salários dos secretários, do prefeito e do vice, bem como a extinção dos cargos de secretários adjuntos e a fusão de secretarias. Mesmo assim só isso não está sendo suficiente e precisamos nos unir para reverter essa situação que tanto tem prejudicado as administrações municipais”, complementa Jorjão.
O diretor financeiro da FAMES e prefeito de Ilha das Flores, Cristiano Beltrão, também compareceu ao evento e destacou a importância da participação coletiva dos gestores em prol do bem maior. “Hoje foi um dia de grande mobilização, acredito eu que essa foi a maior já realizada no estado de Sergipe. Paralisamos hoje para que pudéssemos vir até os deputados na tentativa de sensibilizá-los para que eles nos ajudem a encontrar uma saída para essa crise que os municípios vem atravessando. Não temos condições de continuar recebendo repasses tão baixos de arrecadação, enquanto precisamos honrar as maiores obrigações. Queremos reduzir essa proporcionalidade para garantir melhores condições de vida para a população”, garante.











