Prefeitura busca apoio da SSP para intensificar segurança em São Cristóvão

26/04/2019 às
Fotos: Heitor Xavier

Mais segurança para a população sancristovense. Esta foi a finalidade da reunião realizada na tarde desta quinta-feira (25) entre o prefeito Marcos Santana e o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, na sede do órgão, em Aracaju. Também participaram do encontro: o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral, a delegada geral, Katarina Feitoza e o diretor do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), Dernival Eloi

Durante a reunião, o prefeito Marcos Santana apresentou algumas demandas da população no que diz respeito à segurança pública e também agradeceu a presença das forças policiais diariamente no município, como também em grandes eventos, a exemplo do Carnaval dos Carnavais e da celebração de Senhor dos Passos.

“Hoje nós não viemos aqui somente para solicitar mais apoio, mas também para agradecer aquilo que já está sendo feito. Faço sempre questão de evidenciar a importância das ações que a Secretaria de Segurança Pública vem desenvolvendo em São Cristóvão, e nós da gestão municipal também nos dispomos para ajudar do ponto de vista material, para que juntos possamos garantir uma cidade mais tranquila e segura para os moradores”, destacou o prefeito.

Na ocasião, o secretário João Eloy reiterou o compromisso da SSP com a proteção dos sancristovenses e afirmou que dará apoio naquilo que for necessário. “O prefeito irá nos passar posteriormente algumas informações para que nós possamos atuar de forma mais consistente no município. Assim que essas informações chegarem até nós, a Secretaria, através do comandante da Polícia Militar e da delegada geral já irá tomar as providências para atender a demanda da população de São Cristóvão”, explicou.

Índices de criminalidade

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral, os índices de criminalidade no município de São Cristóvão caíram nos últimos anos, e segundo ele, algumas estratégias adotadas pela PM foram primordiais para tal, a exemplo da criação da Companhia Independente de Polícia Militar, que possibilitou que houvesse um mapeamento nas regiões do município para identificar onde os índices eram mais altos e assim iniciar um trabalho nestes locais.

Além disso, ele destacou que algo que tem contribuído constantemente para a redução dos índices é a preocupação com que atual gestão municipal tem tratado o tema segurança pública. “É importante frisar que a gestão do município de São Cristóvão tem nos ajudado bastante. A iluminação pública, a pavimentação de ruas e a própria interação da gestão com a Polícia Militar e com a Segurança Pública como um todo tem ajudado a fazer com que esses índices caiam. Esse ano nós já tivemos uma queda sensível e significativa nos índices de homicídios, estamos em 2019 com zero casos de roubos a transporte de passageiros, e estamos trabalhando a questão da reclamação de roubos. Tínhamos em São Cristóvão índices preocupantes, mas que hoje percebemos um controle muito mais efetivo dessa situação. Sabemos que temos muito o que fazer ainda, mas essa parceria com o município tem sido fundamental para que os índices se mantenham sob controle”, revelou o comandante.

Proerd  

No decorrer do encontro, o prefeito Marcos Santana ainda consultou ao comandante da PM sobre a possibilidade da implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em São Cristóvão.  O projeto consiste basicamente em desenvolver a cultura da Paz e na prevenção do uso e abuso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, através de um curso, desenvolvido em ambiente escolar, com a participação da família, professores e comunidade escolar, tendo como instrutores policiais militares.

O comandante acatou a solicitação, e novas reuniões devem ser realizadas para que o projeto seja instalado no município.