Prefeitura de Aracaju combate descarte irregular e remove mais de 122 mil toneladas de resíduos entre janeiro e setembro

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem intensificando as ações de combate ao descarte irregular de resíduos e de preservação dos espaços públicos da capital. Entre janeiro e setembro de 2025, já foram retiradas 122.947,61 toneladas de materiais descartados de forma inadequada em áreas públicas, vias e terrenos. Desse total, 88.616,77 toneladas são de resíduos volumosos, como móveis usados, restos de poda e materiais inservíveis, e 34.330,84 toneladas correspondem a entulho proveniente de pequenas reformas e construções.
Com o objetivo de ampliar as alternativas para o descarte correto, a Prefeitura vem fortalecendo o funcionamento dos nove Ecopontos instalados em diferentes regiões da cidade, além do serviço gratuito do Cata-Treco, que recolhe materiais de grande volume diretamente nas comunidades. Segundo o coordenador de Resíduos Sólidos da Emsurb, Fábio Almeida, essas ferramentas têm sido fundamentais no combate ao descarte inadequado. “Os Ecopontos e o Cata-Treco garantem que a população tenha opções corretas para o descarte. Estamos reduzindo pontos críticos e incentivando práticas mais sustentáveis no dia a dia”, disse.
Outra estratégia adotada pela gestão municipal é o paisagismo preventivo em áreas anteriormente utilizadas para o descarte irregular. Diversos pontos já foram revitalizados com aplicação de grama, plantas ornamentais e organização paisagística, dificultando a reincidência de lixo nesses locais e contribuindo também para o embelezamento da cidade.
As ações são reforçadas diariamente pela Operação Cidade Limpa, executada pela Emsurb com apoio da Guarda Municipal, Defesa Civil, Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). A operação atua de forma contínua na remoção de resíduos, fiscalização e orientação à população.
De acordo com o diretor operacional da Emsurb, Elder Muniz, o combate ao descarte irregular é prioridade da atual gestão. “A Operação Cidade Limpa é permanente e reúne esforços de vários órgãos para combater o descarte irregular. Já conseguimos transformar muitos pontos críticos e seguimos avançando com ações de limpeza e prevenção. Mas é fundamental contar com o apoio da população para manter Aracaju limpa e organizada”, destacou.
Para facilitar o contato com a população, a Emsurb ampliou os canais de atendimento ao cidadão. Informações sobre serviços de limpeza urbana, orientações sobre descarte correto e solicitações como Cata-Treco e Ecopontos podem ser feitas pelos números (79) 3021-9908 e (79) 3021-9999 (telefone e WhatsApp). O atendimento funciona em dois turnos e o serviço é gratuito.
Fonte: Prefeitura de Aracaju