Prefeitura de Capela investe na qualificação profissional da população
A prefeitura de Capela, nesta administração, já abriu vagas para a profissionalização de 2 mil e 800 jovens e adultos. Através de parcerias com o Sistema S (SENAI e SESI) e a Empresa Schneider, o município foi o que mais ofertou cursos em um mesmo período, em todo o estado de Sergipe. Capela chegou a ter 05 carretas do SENAI estacionadas, além de aulas em espaços alugados, no decorrer de 2013.
Todas essas ações são coordenadas no município pela Secretaria da Assistência Social.
O prefeito Ezequiel Leite disse que o empenho para trazer os cursos para o município, seja na cidade ou povoados, traduz o pensamento da sua administração. “Acreditamos que por meio da oferta do conhecimento, contribuiremos com o sucesso profissional de muitos dos nossos conterrâneos. Isto para nós é avanço, é desenvolvimento”, ressaltou o gestor.
Cursos
Desde o primeiro semestre do ano passado, ao início deste mês de setembro, a prefeitura vem disponibilizando diversos cursos, alguns com direito a ajuda financeira que vão de R$ 320,00 a R$ 600,00, a depender da carga horária. Esses são os cursos do SENAI/PRONATEC. Já os cursos da Empresa Schneider e do SESI/Cozinha Brasil, apesar de não oferecem ajuda em dinheiro, atraem a atenção de muitos capelenses.
De olho na potencialidade da região, a prefeitura optou por cursos que atendem a expectativa do mercado. Assim, trouxe para Capela os cursos de: informática, almoxarife de obras, eletricista, revestimento cerâmico, padeiro, padeiro e confeiteiro, mecânica de motos, costureira, Cozinha Brasil, dentre outros.
Para este mês de setembro a prefeitura oferecerá, junto com os parceiros, o curso de Mecânica a Diesel, com vagas reservadas para filhos de trabalhadores que atuam no plantio da cana-de-açúcar. Também levará os cursos de pedreiro, pintor e carpinteiro para moradores de Vila Miranda.
