Prefeitura de Capela se prepara para implantar novo sistema de coleta
A prefeitura de Capela inicia o processo de implantação do novo sistema de coleta urbana de resíduos sólidos (lixo) no município. O primeiro passo aconteceu na tarde desta segunda-feira, 1º de dezembro, através de uma capacitação com informações teóricas com coletores e motoristas envolvidos na coleta. Já na terça-feira, 2, foi a vez da capacitação com aula prática realizada em áreas da cidade. O processo só será iniciado após mapeamento das rotas e socialização das informações via Secretaria da Comunicação.
Esta é a primeira vez que Capela investe no serviço. O prefeito Ezequiel Leite acompanhou as explanações do professor Givanilton Santos de Jesus, responsável pela capacitação, ao lado dos coletores, motoristas e carroceiros que atuam no serviço. Givanilton é graduado em Filosofia e pós graduado em Educação.
“Passamos por um período difícil com relação à coleta, mas isso está ficando para trás”, disse o gestor. Ele ressaltou a importância do envolvimento da população e dos trabalhadores para alcançar a excelência do serviço. “O resultado é para todos”, completou Ezequiel.
O professor Givanilton falou da importância da decisão da prefeitura em implantar o sistema, e lembrou que “cidade limpa não é a que mais se varre, mas a que menos se suja”. De acordo com o professor, para que um município adote uma nova política sobre a coleta é preciso determinação da gestão. “Isso Capela já apresentou através da iniciativa do seu administrador”, completou.
Ainda na oportunidade, Givanilton distribuiu material informativo sobre o assunto em questão e apresentou um vídeo que relatava a importância do trabalho dos coletores.
Roteiros de coleta e divulgação
De acordo com o sistema, a coleta será dividida por dias, período, horas, localidades e será executada por duas equipes. As áreas da cidade serão mapeadas. Caberá a prefeitura dar a estrutura. Mas, também será dever da população atender as orientações.
Para que o novo sistema comece a funcionar, a prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação, disponibilizará panfletos e informará em carro de som. Esse mesmo carro conduzirá locutor pelas ruas. Ele orientará a população sobre os novos hábitos. Tudo será realizado antes do início do serviço. Após 01 ou 02 dois meses da implantação, a administração poderá fazer algumas adaptações, caso ache necessário.
