Prefeitura de Carmópolis viabiliza emissão de carteira nacional para artesãs locais
A Prefeitura Municipal de Carmópolis acredita no talento de seu povo. Como reconhecimento e valorização das artesãs locais, a Secretaria de Agricultura, Indústria e Comercio viabilizou através da Secretaria de Estado do Trabalho, a emissão da Carteira Nacional do Artesão para estas profissionais.
A Identidade funcional oferece benefícios que vão desde o reconhecimento e isenção de impostos, até o direito de comercialização do produto em qualquer estado brasileiro. A gestão local não mediu esforços para essa realização profissional que insere as artesãs de Carmópolis no cadastro nacional da categoria.
Ao todo, a prefeitura municipal mantem uma base de dados composta por 63 artesãs, onde as seis primeiras já receberam as suas carteiras funcionais, e outras 23 já estão sendo encaminhadas para a avaliação técnica que permite a liberação do benefício. Todas as quartas-feiras acontecem reuniões na Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio aonde profissionais especializados orientam as artesãs sobre como trabalhar e produzir em equipe.
A prefeita do município, Esmeralda Cruz, fez questão de realizar a entrega das primeiras carteiras as artesãs. Na ocasião, a gestora estimulou a categoria e ofereceu o apoio da prefeitura. “Fé, força e perseverança são sentimentos que não devem faltar a vocês, por isso quero anunciar que uma lojinha estará disponível no Complexo Turístico Religioso Monte Carmelo para que os produtos confeccionados por vocês sejam vendidos”, anunciou.
A artesã Karina Regina ficou emocionada com a oficialização da sua profissão e agora sonha com um futuro profissional de sucesso. “Com a carteira nacional do artesão deixei de ser anônima e passo a ser reconhecida na profissão, com isso posso vender o meu produto em qualquer local do Brasil”, diz Karina orgulhosa.
