Prefeitura de Itaporanga firma mais uma parceria com o Senac
Na manhã desta quarta-feira (07), a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria de Assistência e Trabalho, apresentou mais três cursos profissionalizantes - com 20 vagas cada - para a população municipal; os de cabeleireiro, manicure e frentista. O curso de vendedor é outra oportunidade que já está em andamento no município. Na ocasião, compareceram a prefeita municipal, Gracinha; a equipe da Secretaria da Assistência Social, com a secretária Mirela Côrtes; representante da Câmara, Josué Fernandes, popularmente conhecido como Gordo; e alunos dos cursos.
Explicando um pouco mais do projeto, a coordenadora da Assistência Social, Elma Regina, informou que os cursos de manicure e cabeleireiro são realizados através do Pronatec, que oferece bolsa de R$ 320/160h e R$ 800/400h, respectivamente. Quanto ao curso de frentista, não há bolsa, pois a realização é feita pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) – assim como também acontece com o curso de vendedor. Em relação à economia, a coordenadora disse que “olhar para os jovens, é olhar para o futuro de Itaporanga, por isso a nossa preocupação com a realização desses cursos profissionalizantes”.
Batendo na tecla da economia, mas com a realidade reinante, a prefeita Gracinha abordou os cursos como uma saída para o momento de crise. “Esse conhecimento a mais, principalmente para quem já tem experiência, é muito importante para o estado de crise que passamos. Aproveitem ao máximo”. Para o futuro, a gestora afirmou que já estão sendo providenciados os cursos de pedreiro e pintor, ainda para o ano de 2015.
O gerente do Senac Móvel, Edivaldo Fontes, explanou sobre a atuação do projeto, que contempla os 75 municípios sergipanos. “Itaporanga é mais um espaço que estamos atuando com frequência, a procura é muito grande pelos cursos”. A seleção é feita através da documentação pessoal e grau de escolaridade, que varia a depender das necessidades intelectuais de cada curso.
Senac em Itaporanga
Já foram ofertados mais de sete cursos do Senac em Itaporanga, resultando em formatura de profissionais no ano de 2014. Como tem aumentado a procura dos cursos no município, o próximo passo será aumentar o número de vagas, a fim de atender as pessoas que ainda não tiveram oportunidade.











