Prefeitura de Itaporanga participa de homenagens ao Dia Nacional de Luta dos Catadores de Recicláveis
No último dia 03, representantes da prefeitura de Itaporanga D’Ajuda participaram do 1º Encontro Estadual com Catadores de Materiais Recicláveis. O evento foi promovido pelo Governo do Estado de Sergipe em homenagem ao Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis, celebrado em 07 de junho. Estavam presentes o secretário municipal de Meio Ambiente, Fausto Sobral, a assessora especial da Secretaria de Meio Ambiente, Tatiane Tavares, o presidente da Câmara de Vereadores, Renato Nascimento da Silva (Renatinho de Zé de Lili), e alguns catadores de recicláveis da cidade de Itaporanga. Após o encontro, os catadores e coletores foram recepcionados pela prefeita Maria das Graças (Gracinha) com um almoço especial no Ginásio de Esportes na cidade de Itaporanga.
Na ocasião, os catadores plantaram simbolicamente espécies da Mata Atlântica e também expuseram artigos feitos a partir de materiais recicláveis. A programação, que aconteceu no Parque Governador José Rollemberg Leite (Parque da Cidade), em Aracaju, contou com diversas atividades recreativas e orientações relacionadas à saúde. O Projeto de Inclusão Socioambiental e Produtiva de Catadores e Coletores de Recicláveis em Sergipe foi bastante debatido. Fausto Sobral ressaltou a importância de valorizar os catadores, e garantiu que as ações da Secretaria de Meio Ambiente de Itaporanga, apoiadas pela Prefeitura, têm o intuito de orientar os cidadãos.
“Este evento é de extrema importância para todos, pois mostra que é possível sim trabalhar em prol do desenvolvimento com sustentabilidade. Frisamos, inclusive, que a participação de todos os agentes é fundamental para que as políticas de resíduos sólidos tenham sucesso. A Secretaria de Meio Ambiente assumiu essa responsabilidade de preservar os recursos naturais do município e atender às necessidades dos catadores de recicláveis da região”, destacou o secretário, acrescentando que o sistema de coleta seletiva já se encontra em processo de implantação. Atualmente, 48 catadores e coletores de produtos recicláveis estão cadastrados no Projeto “Inclusão Socioambiental e Produtiva de Catadores e Coletores de Recicláveis em Sergipe”.











