Prefeitura de Japaratuba lança projeto para profissionalização de moradores

20/08/2014 às

Com o objetivo de preparar os japaratubenses para o mercado de trabalho, garantindo independência e boas oportunidades, a Prefeitura de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, acaba de lançar um projeto para profissionalização dos moradores. Intitulado de “Construindo um Futuro Melhor”, o programa foi apresentado na tarde da última terça-feira (19), para centenas de japaratubenses, no Clube Social Professora Rita de Cáscia.

 

O evento contou com a presença de representantes das instituições parcerias da gestão no projeto - SENAI, SENAC, SEBRAE e Banco do Nordeste - além do prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral Leite, da secretária Adjunta de Juventude, Esporte e Lazer, Joseane dos Santos e do secretário de Assistência Social, Combate à Pobreza e da Mulher, Antônio David, que abriu o evento detalhando o novo programa de profissionalização.

 

“Há uma grande preocupação com as pessoas que não possuem emprego e renda, e cientes de que precisávamos viabilizar projetos que construíssem ações de fortalecimento, decidimos nos unir a estas instituições e abrir os caminhos. Serão ofertados, gratuitamente, diversos cursos pelo SENAI e SENAC, totalizando 600 vagas, além de consultoria através do SEBRAE, e da disponibilização de crédito pelo BNB para aqueles que pretendem abrir seu próprio negócio”, esclareceu David.

 

O secretário enfatizou que o gestor municipal se preocupa com a geração de emprego e ressaltou que Hélio não mediu esforços para a realização do projeto. “Costumamos conversar frequentemente sobre os problemas sociais do município, e mesmo já tendo ofertado outras oportunidades, percebemos em um desses diálogos que ainda era pouco. Por isso, o prefeito Hélio me deu total liberdade para buscar alternativas e aqui estamos”, completou.

 

David relatou ainda que apenas no primeiro semestre deste ano, mais de 300 vagas já foram disponibilizadas aos japaratubenses por meio do Pronatec. “Alguns já foram concluídos, outros estão em andamento. Buscamos também outro programa intitulado “Novos Rumos”, e nele foram ofertadas mais 80 vagas, ou seja, nossa luta tem sido contínua. Temos certeza que com esse projeto muitas portas se abrirão para vocês”, afirmou o responsável pela pasta assistencial, informando que as inscrições se iniciam na próxima quinta-feira (28).

 

Assim como David, a secretária Adjunta de Juventude, Joseane Santos, enalteceu os esforços do setor para auxiliar os jovens do município a conseguirem espaços no mercado de trabalho. “São duas Secretarias que trabalham juntas e em prol do mesmo ideal. Como atendemos públicos diferentes, quando procurados, buscamos orientar as pessoas a procurarem o setor correto, ou seja, se uma pessoa com idade acima de 29 anos nos procura, encaminhamos para a Assistência e o mesmo é feito por eles”, frisou Joseane.

 

Preparação – Já o prefeito do município, Hélio Sobral, após cumprimentar os presentes, informou que o programa é completamente financiado pela Prefeitura e que o objetivo é preparar a população como um todo. “Tive uma reunião recente com os diretores da Vale e eles me confirmaram que muitas vagas de emprego serão ofertadas no projeto Carnalita, mas para que vocês possam garantir essas chances, precisam estar prontos. E é justamente o que quero. Estamos investindo R$ 147 mil na profissionalização de vocês. Espero que aproveitem bastante”, salientou o gestor.

 

Hélio lembrou também que diariamente é procurado por populares em busca de emprego, mas advertiu que a Prefeitura não possui vagas para todas as pessoas. “Mesmo sendo a principal empregadora de Japaratuba, não comporta. Tenho consciência de que não há coisa pior que acordar sem perspectiva de futuro e queremos acabar com isso. Temos parceiros importantes, como estes aqui presentes, e vamos buscá-los o quanto for preciso para ajudar vocês”, finalizou o gestor.