Prefeitura de Japaratuba promove ação preventiva ao diabetes
Pensando na qualidade de vida do cidadão japaratubense, a Prefeitura de Japaratuba, localizada no Leste Sergipano, através da Secretaria de Saúde, promoveu um evento de conscientização, prevenção e combate ao diabetes. A ação ocorreu na Praça da Matriz e consistiu na realização de exames para detecção da doença, além de orientações ofertadas pelos profissionais.
Cerca de 65 pessoas fizeram parte da equipe, que prestou, durante toda manhã, atendimento à aproximadamente 600 japaratubenses, residentes na sede e povoados. “Assim como outras doenças que acometem o ser humano, o diabetes é um problema que age silenciosamente. Sabendo das consequências que ele pode trazer à saúde do cidadão, decidimos preparar um grande mutirão para prevenção e detecção de casos”, informou Jucélia Silva Santos, coordenadora de Atenção Básica de Japaratuba.
Segundo a coordenadora, dentre os exames que foram realizados estiveram aferição da pressão arterial, triagem e medição da glicemia. “Contamos com a parceria do Centro Médico de Diabetes do Estado, por meio da presença do doutor Sotero e sua equipe. Dentre os profissionais estavam estudantes universitários, que auxiliaram de forma eficaz os demais profissionais, e colocaram em prática os ensinamentos da sala de aula. Foi um dia proveitoso”, esclareceu.
Jucélia destacou também que, os pacientes que foram diagnosticados com a doença, foram encaminhados para tratamento “ O próprio doutor Sotero fez questão de separar alguns casos específicos, de pessoas cuja doença foi detectada de maneira preocupante, para fazer o acompanhamento. Tudo será custeado pela Saúde de Japaratuba e essas pessoas contarão com total apoio da administração”, salientou.
Medicamentos – Outra ação promovida pela Secretaria de Saúde durante o evento foi a garantia de medicamentos aos pacientes acometidos pelo diabetes. “Alguns já saíram com os medicamentos, outros com as receitas prescritas pelo médico. O importante é prestar assistência a estas pessoas, que precisam de acompanhamento total, a exemplo de um menino de 1 ano e meio que foi diagnosticado com diabetes. E essa assistência será ofertada por nós”, frisou Jucélia.
“Aproveito para agradecer ao prefeito, Hélio Sobral Leite, que não mediu esforços para a realização deste evento, e aos vereadores, em especial, o vereador Zé Almeida, que nos procurou e se somou à nossa equipe nessa luta. Quero avisar ainda que neste mês de outubro realizaremos outros eventos, incluindo as atividades alusivas ao Outubro Rosa, um movimento de combate ao câncer de mama, celebrado em diversos lugares do mundo”, completou Jucélia.
