Prefeitura de Malhador imuniza cães e gatos contra a raiva
04/04/2016 às

Foto: PMM
A campanha de vacinação antirrábica começou no início do mês de março em Malhador, município localizado no Agreste Central. Mas assim como em outras cidades, a grande mobilização ocorreu no último sábado (2), com a realização do Dia D, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde.Nesta edição, foram disponibilizados dois pontos fixos na sede do município para aplicar as doses nos cães e gatos, com mais de três meses de vida. Além destes locais, a secretaria também ofertou uma equipe volante para imunizar os animais nas ruas da cidade, durante todo o dia.
“Dispomos os profissionais em pontos estratégicos para que abrangesse todas as áreas, facilitando, assim, a imunização dos animais. Começamos o Dia D às 8h e logo nas primeiras horas do dia já tínhamos alcançado um número significativo”, explicou Gilson dos Santos, secretário de Saúde.
Gilson ressaltou que a dose única, ofertada gratuitamente, protege o animal de estimação e seus donos. “Não possui contraindicação nenhuma e contrariando o que muitos pensam é justamente a falta dela que deixa tanto o animalzinho quanto sua família vulneráveis à doença, que é extremamente perigosa”, detalhou.
O secretário informou, ainda, que assim como a sede de Malhador, os povoados também contaram com a vacina. “As equipes da Saúde percorreram a zona rural, passando pelo Saco Torto, Tabua, Palmeiras, Alecrim, adjacências, e assentamentos. Com o trabalho, alcançamos a meta de imunizar 80% da população canina e felina”, destacou.
A raiva - A raiva é uma doença que acomete os mamíferos - cães, gatos, bois, cavalos, ovelhas, morcegos - e pode infectar o ser humano, levando-o morte. Ela afeta o sistema nervoso e sua transmissão ocorre quando o vírus causador, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo do homem, por meio da mordida ou lambida. Por não estarem tão atentos à necessidade da vacinação, muitos proprietários acabam ficando vulneráveis à doença.
“Por isso a necessidade de vacinar nossos animaizinhos. É uma doença agressiva e que traz sérias consequências. Aproveito para pedir aos malhadorenses que atendam, sempre, as recomendações dos profissionais do nosso município, porque eles entendem do assunto. E quando for necessário, antes de adotar qualquer medida, procurem orientação especializada”, lembrou Elayne de Dedé, prefeita de Malhador.
