Prefeitura de Malhador realiza I Conferência do Idoso

19/11/2015 às

A Prefeitura de Malhador, distante 49 km de Aracaju, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu no último dia 13, a I Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro aconteceu no Centro Social São José, às 14h, e teve como objetivo discutir a implementação de políticas públicas voltadas à qualidade de vida da terceira idade.

 

O evento contou com a presença de representantes de entidades organizadas, idosos e servidores. Responsável pela abertura da conferência, a secretária de Assistência, Sarah Reis, destacou que o encontro é voltado para a discussão de ações a serem desenvolvidas no município. “Estes espaços são importantes para que novas ideias apareçam, e consequentemente, novas ações sejam promovidas”, declarou.

 

Na sequência, a prefeita de Malhador, Elayne de Dedé, agradeceu pela presença de todos e ressaltou a importância de se cuidar dos idosos, ofertando ações que garantam a qualidade de vida da terceira idade. “A finalidade é despertar um novo olhar sobre a pessoa idosa, que vem se mostrando mais ativa e participativa na sociedade”, enfatizou. 

 

A gestora salientou, também, que este grupo de pessoas precisa ser bem tratado para que possa participar das atividades coletivas. “É preciso respeitá-lo, entendê-lo e mantê-lo sempre ativo e saudável para ensinar aos mais jovens as suas experiências de vida. Por isso, trabalhos como este são importantes, para que novas ações sejam promovidas, visto que os idosos estão cada vez mais inseridos em suas comunidades, contribuindo com diferentes trabalhos”, afirmou.

 

Explanação - Durante a I Conferência, o assistente social da administração, Orlean Almeida, explanou o tema "Empoderamento da Pessoa Idosa". Em seguida, foi feita a leitura do regimento interno. Logo após, a conselheira Estadual do Idoso em Aracaju, Edna Lima, assumiu a condução dos trabalhos, anotando todas as reivindicações feitas pelos participantes, além das sugestões propostas durante o debate.

 

Ao final, foram escolhidas as demandas que serão levadas à etapa estadual. Antes do encerramento, os participantes elegeram os malhadorenses que representarão o município na próxima fase do evento, a Conferência Estadual, que deverá ocorrer em breve.