Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro antecipa a vacinação contra a Influenza

Embora a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tenha começado nesta segunda-feira, 04, em Nossa Senhora do Socorro, a Prefeitura iniciou a imunização no dia 27 de abril, ou seja, uma semana antes. A antecipação se deu porque a Secretaria Municipal de Saúde recebeu do Ministério da Saúde, 30 % das doses previstas para o Município. No próximo sábado, dia 09 de maio, acontece o Dia D em todo Brasil. O encerramento será no dia 22.
De acordo com a gerente de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Tawany Paixão Brito, o começo da campanha como, inicialmente, estava previsto no Informe do Ministério da Saúde, só foi possível graças ao Setor de Logística da SMS. “Apesar da pequena quantidade de doses recebidas, o nosso pessoal se mobilizou para abastecer, com estoque mínimo, todas as nossas 27 unidades de saúde”.
Quanto ao receio de alguns idosos sobre as possíveis reações ao serem vacinados, Tawany esclarece: “A vacina combate os tipos mais graves de gripe, entre eles, o H1N1. É importante reforçar que a vacina é composta por vírus inativos, impossibilitando à associação de um processo gripal à vacina. No entanto, resfriados podem acontecer devido ao clima e a outros fatores”.
Público-alvo
O alvo da campanha é imunizar contra o vírus Influenza, crianças menores de cinco anos, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Também serão vacinados os profissionais de saúde devido à alta exposição à Influenza e as populações privadas de liberdade, a exemplo dos detentos.
A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar à complicações graves e ao óbito.
Meta
Em Nossa Senhora do Socorro, a meta deste ano é imunizar 80% das 26.418 pessoas inseridas no público alvo desta campanha. Em 2014, a Secretaria da Saúde superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, vacinando 88,8%.











