Prefeitura de Santo Amaro oferta curso de cabeleireiro
A Prefeitura de Santo Amaro das Brotas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, junto ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizam mais um curso profissionalizante visando a qualificação profissional da população santoamarense. As aulas estão acontecendo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e vão até março de 2016.
Em um total de 20 alunas, o curso de cabeleireira acontece de segunda a sexta, das 13h às 17h em um espaço cedido pelo CREAS. O próximo curso a ser realizado no município através do Pronatec será o de Manicure e Pedicure, que há uma previsão de início das aulas para início de 2016. A secretária municipal de Assistência Social, Regina Teles Mancilla, destaca o grande número de inscrições para o curso.
“As aulas teóricas já foram encerradas e estão iniciando agora as aulas práticas. É um curso promovido pela Prefeitura de Santo Amaro em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o Pronatec. A gente teve um grande número de pessoas para se inscrever nos cursos, porque realmente está difícil hoje em dia a gente se deslocar para se capacitar e aí a prefeitura junto ao Pronatec está disponibilizando cursos para capacitar os munícipes em várias áreas profissionais. A satisfação das pessoas é muito grande, se empenham de verdade, vemos o grande interesse da comunidade em estar participando desses cursos”, destaca a secretária.
A dona de casa Bárbara Fernanda da Silva Santos diz que está muito satisfeita e feliz pela oportunidade. “Estou achando ótimo, sempre tive vontade de fazer o curso, mas nunca tive condições. Hoje com essa grande oportunidade, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Pronatec que está oferecendo o curso pra nós, estou achando maravilhoso e pretendo continuar exercendo a profissão”, disse Bárbara.
Já Amanda Tavares, destaca que pretender abrir o seu próprio salão após o curso. “Eu estou gostando, apesar de já ter uma pouco de prática, agora estou aprendendo outras coisas para me profissionalizar e quem sabe futuramente abrir um salão”, diz Amanda, feliz. A Brenda dos Santos conta que pretende ser uma boa cabeleireira. “Estou achando o curso excelente, agora iniciamos a aula prática de escovação e eu pretendo dar o meu melhor”.
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.
Os cursos, financiados pelo Governo Federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. Também são ofertantes as instituições do Sistema S, como o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR.











