Prefeitura de Santo Amaro oferta cursos profissionalizantes

14/04/2015 às
Moradores procuraram a secretaria para realizar as inscrições

Visando valorizar a qualificação profissional da população santo amarense, a Prefeitura de Santo Amaro das Brotas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social em uma parceria firmada com o SENAI, oferta cursos profissionalizantes nas áreas de corte e costura e construção civil. Na última segunda-feira, 13, durante todo o dia populares procuraram a secretaria para realizar as inscrições. 

 

Na área de corte e costura serão ofertados cursos de moda íntima, moda praia e confecção de camisas. Já na área de construção civil as aulas a serem oferecidas são de pedreiro, pintor e encanador hidráulico. "Esses cursos são muito importantes porque aqueles que participam ficam preparados para o mercado de trabalho. E a procura tem sido muita. As turmas enchem logo, as pessoas que já participaram querem fazer novamente, mas nós estamos dando prioridade aos que ainda não tiveram oportunidade", destacou a secretária de Assistência Social, Regina Coeli Mancilla. 

 

Segundo Regina, alguns dos cursos a serem ofertados já estão com data marcada. "No dia 27 vão iniciar os da área de corte e costura. Já os de construção civil ainda não tem data para o início. As aulas acontecerão em um espaço no bairro Tabuleiro. Já os de construção civil apenas as aulas teóricas serão aqui na sede da Secretaria", disse. 

 

Essa não é a primeira vez que a prefeitura oferta essas formações para a população, desde o início da administração parcerias foram firmadas com o SENAI, SENAC e Pronatec. "Nós estamos aguardando a liberação do Pronatec. Já foi solicitado outros cursos, mas ainda não foi feita a lei orçamentária. Tudo indica que só iniciarão no próximo semestre. As pessoas procuram muito porque, além de fazer o curso, ainda recebem um custo", explicou a secretária. 

 

Para o estudante universitário Fellipe Matias Santos, a iniciativa da prefeitura é muito importante, já que nas administrações passadas não haviam ofertas de cursos profissionalizantes com frequência. "É muito interessante, uma iniciativa boa, isso não costumava acontecer frequentemente e nessa gestão tem acontecido bastante. Na última vez teve cursos voltados para a área de mecânica automotiva e muitos jovens participaram e gostaram bastante", enfatizou Fellipe. 

 

A dona de casa, Ariane dos Santos,  vai participar pela primeira vez. "Das outras vezes eu fiquei sabendo, mas quando vinha procurar as turmas já estavam cheias. Dessa vez eu vim cedo! E é muito importante porque ajuda os jovens a terem uma qualificação profissional, eles ficam preparados para o mercado de trabalho", disse