Prefeitura de Santo Amaro realiza Sarau Cultural

30/11/2015 às

A Prefeitura de Santo Amaro das Brotas, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou no último domingo, 29, um Sarau Cultural em homenagem ao dia da Consciência Negra. Na oportunidade a Feira Cultural Mão-amiga retornou suas atividades. O evento contou com apresentações culturais e artísticas de grupos do município. Capoeira, dança afro e apresentações teatrais foram os principais destaques do dia.

 

Homenagear o dia da Consciência Negra foi o objetivo do Sarau Cultural denominado “Somos Negros, Somos Fortes” que aconteceu por volta das 16h na praça da igreja Matriz de Santo Amaro. O evento teve a participação de três grupos culturais, o primeiro a se apresentar foi o grupo Dendê Te Ama que representou o maculelê e a capoeira, em seguida o grupo Abaioni fez a apresentação de três músicas afros e o grupo Pernas de Pau encerrou a noite com o artista Márcio José interpretando São Gonçalo e o Anastácio representando Zumbi dos Palmares.

 

O prefeito Luis Herman (Chileno) ficou encantado com a beleza das apresentações e destacou o empenho da Secretaria de Cultura em manter viva a cultura africana. “Muito bonito de se ver os grupos se apresentando, mostrando um pouco dessa cultura tão importante. A população que veio até a praça prestigiar e a nossa feira cultural que está hoje retornando as suas atividades. Santo Amaro mais uma vez destacando a sua cultura”, destaca Chileno.

 

A diretora de Divisão de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Mayra Figueirôa, diz que o objetivo do evento foi ressaltar a cultura afro ainda presente no município.  “Nosso município foi palco de várias lutas negras, tivemos bastante presença de negros aqui no município, a igreja de São Benedito mesmo tem uma história bastante voltada para esse lado e ressaltar que independente de como já fomos, é importante a gente ver toda essa luta que aconteceu para valorizarmos cada coisa conquistada hoje”, disse Mayra.

 

Além dos grupos, o evento contou com as apresentações de alunos das escolas municipais João Marinho e vice-governador Benedito Figueiredo. Artistas da cidade como Jadson Barbosa, Negão Aboiador, Grupo Lúmia e Sérgio Antony abrilhantaram a festa.

 

Estavam presentes o prefeito Chileno, a vereadora Márcia Regina, a secretária de Comunicação, Isolda Teles, entre outras lideranças do município.

 

Consciência Negra

 

O dia da Consciência Negra foi comemorado no dia 20 de novembro, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga.