Prefeitura de Santo Amaro reinaugura sede oficial

A Prefeitura de Santo Amaro das Brotas voltou a funcionar em sua sede oficial, na noite da última sexta-feira, 22. Após uma grande e moderna reforma, o prefeito Luis Herman (Chileno) e todo seu secretariado reinauguraram as novas instalações do prédio. Mais de uma década depois, a administração pública municipal passa a trabalhar em sua verdadeira sede.
No prédio funcionarão o Gabinete do prefeito, as secretarias de Administração Geral, Finanças, Controle Interno, a Procuradoria Geral do Município e o setor de monitoramento de câmeras de segurança. Além do Arquivo Público Municipal, que é a mais nova inovação do município. O evento contou com a participação de várias lideranças, entre elas, a vereadora Márcia Regina, o coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado da Casa Civil, Jorge Araújo e de todos os secretários que compõem a administração municipal.
Em seu discurso, o prefeito relembrou as dificuldades encontradas ao assumir a prefeitura. “Quando ganhei as eleições, em janeiro, me entregaram duas chaves da prefeitura, mas uma não servia, porque o prédio não tinha cadeado, estava aberto e dentro estava a memória de Santo Amaro jogada no chão. Era o arquivo técnico, estava todo no chão, porque oito anos se passaram e oito anos essa prefeitura ficou abandonada. Eu fui obrigado a assinar o primeiro decreto, no dia primeiro de janeiro de 2013, debaixo de uma árvore aqui na praça pública, porque não tinha prédio para poder trabalhar”, relembra Chileno.
“Passei os primeiros 40 dias em uma casa emprestada, para poder atender e administrar a minha cidade. Passou o tempo e nós fizemos um contrato de aluguel de uma casa, enquanto reformava o nosso prédio. Quero lembrá-los que essa reforma foi feita com recursos próprios e os recursos de Santo Amaro são muito poucos, por isso demoramos mais de um ano pra terminar esta obra”, destacou o prefeito.
Chileno diz estar muito feliz por ter resgatado um pedaço da história da cidade. Segundo ele, a prefeitura é a casa dos munícipes. “Isso é muito importante pra mim, é uma emoção muito grande. Tudo que o povo de Santo Amaro queria era a casa deles de volta. Nós não tínhamos identidade, vivíamos de aluguel há mais de uma década e os recursos pra cidade ainda não são muitos, mas com muito esforço conseguimos fazer essa reforma bonita e moderna”, diz.
SÍMBOLO PARA A CIDADE
O coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado da Casa Civil, Jorge Araújo, compareceu à solenidade representando o governador do Estado, Jackson Barreto, que por outros compromissos não pôde prestigiar o evento. “Eu quero inicialmente trazer aqui um abraço do governador Jackson Barreto ao prefeito Chileno e a todos os moradores de Santo Amaro das Brotas. Ele gostaria muito de estar aqui ao seu lado neste momento, mas havia outros compromissos já marcados a serem cumpridos”, disse.
Jorge afirmou que ficou surpreso ao chegar à cidade. “No convite falava apenas da reinauguração da sede da prefeitura, mas em pouco tempo o prefeito mostrou muita coisa. Quero parabenizá-lo e, sobretudo, ao povo de Santo Amaro. Essa reinauguração da prefeitura na verdade é um símbolo, Santo Amaro passa a partir de hoje a ter sua casa oficial, como não poderia deixar de ser”, enaltece.
Segundo o coordenador, a parceria entre o governo e município irá proporcionar muito mais desenvolvimento para Santo Amaro. “A perspectiva dessa parceria entre o governo do Estado e o municipal, vai mais além do que um acesso bonito e ruas asfaltadas, são indústrias que vão se instalar aqui em Santo Amaro e que vai transformar e trazer pra Santo Amaro o verdadeiro caminho para o desenvolvimento”, finaliza Jorge Araújo.
A aposentada Gedalva Batista de Queiroz, diz ter ficado surpresa com a beleza do novo prédio. “Eu estou achando maravilhoso, a prefeitura está toda linda. O prefeito está de parabéns, vou bater palmas pra ele o resto da minha vida, porque é com o trabalho dele que nós estamos gradativamente crescendo”, disse feliz.
Já a dona de casa Maria Valdete Barreto dos Santos, destaca que aos poucos o prefeito está mudando a cidade. “Eu vim só pra ver o prédio novo e está tudo mudado, antes estava todo destruído. Fico muito orgulhosa de ver a prefeitura bonita do jeito que está. Ele pegou a prefeitura destruída e agora está toda arrumada. Agora é até mais agradável vir até a prefeitura, estão tão linda”, destaca.
Arquivo Público Municipal
Na oportunidade foi inaugurado o Arquivo Público Municipal, uma inovação cultural e administrativa da atual gestão. É o quinto Arquivo Público do Estado no formato inaugurado, moderno e aberto ao público. “A municipalidade é uma questão histórica também, não deixa de ser uma biblioteca indireta. O arquivo além de servir a municipalidade, ele também será aberto a comunidade pra servir como espaço de acesso a transparência como os documentos municipais, tanto a parte histórica quanto a parte documental e do dia a dia da prefeitura, dos serviços internos”, explicou o secretário de Administração Geral, Michael Sterphaney.
Segundo Michael, o público terá acesso a todos os documentos digitalizados através de computadores. “A parte material que vai ser higienizada e digitalizada pode ter acesso de forma digital, via informática. No arquivo terá computadores, qualquer cidadão que chegar lá a procura de algum documento pode encontrar de forma digitalizada e material também”, conclui.











