Prefeitura de São Cristóvão adquire lavabos para as feiras livres do município

14/04/2020 às 14:36:40

A Prefeitura de São Cristóvão tem continuado ativa no enfrentamento Coronavírus no município. Para tanto, uma das medidas adotadas foi a aquisição de cinco grandes lavabos que serão utilizados inicialmente nas maiores feiras livres da cidade que funcionam nos seguintes bairros: Eduardo Gomes (quarta e sábado), Centro (quarta e sábado) e Rosa Elze (quinta). Para as outras feiras da cidade serão distribuídos lavabos de menor porte.

Segundo o secretário interino da Secretaria Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (Semap), Elísio Cristóvão Souza dos Santos, o intuito é que com isso as pessoas possam se higienizar no momento em que estiverem fazendo as compras. “Nossa primeira experiência ocorreu no último sábado, na feira do Eduardo Gomes, onde instalamos dois lavabos e orientamos os clientes a fazerem a higienização das mãos com água e sabão, e disponibilizamos o álcool. Além disso, a Vigilância Sanitária orientou os feirantes sobre a utilização de luvas, máscaras e disponibilizarem o álcool em gel nas bancas”, informou.

Além disso, na feira do Eduardo Gomes, que conta com um maior fluxo de pessoas, a Prefeitura tem adotado outras medidas de prevenção. As medidas foram: cercar com gradil os 2.300 m² do local, colocar espaçamento entre as barracas de um metro e meio, a criação de corredores de compras com dois acessos de entrada e dois acessos de saída na feira sinalizados, higienização do local da feira, controle na quantidade de pessoas com acesso ao local (com grupos de clientes separados), redução do número de feirantes de 300 para 161 (que trabalharão em escala de dias). A divisão dos feirantes também ocorreu na feira do Centro Histórico, enquanto para as feiras menores, foi feita a redistribuição das barracas para garantir o espaçamento obrigatório.

Novas ações, segundo o secretário, estão previstas para acontecer nos próximos visando o cuidado com a população sancristovense. “Tudo indica que no próximo sábado a gente já tenha disponível termômetros para aferir a temperatura das pessoas que estão adentrando nas feiras. Essa é uma parceria que estamos firmando com a UNINASSAU, que irá fazer o empréstimo desse material”, explicou.  

 

Fonte: Prefeitura de Aracaju