
Prefeitura de São Cristóvão entrega cartões do Bolsa Família Municipal para famílias em situação de extrema pobreza
Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), entregou na última quarta-feira, 8, os cartões do Bolsa Família Municipal. O programa de transferência de renda prevê o repasse mensal no valor de R$ 100,00. Inicialmente serão contempladas 104 famílias que estão em situação de extrema pobreza.
O cartão Bolsa Família Municipal é exclusivo para compras de alimentos e produtos de higiene em estabelecimentos comerciais instalados no município de São Cristóvão. Até o momento, 47 locais estão habilitados para receber o cartão, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), está atuando para que mais locais sejam cadastrados.
O prefeito Marcos Santana aproveitou a oportunidade para agradecer aos vereadores do município pela aprovação da Lei Nº 534/2021 de 23 de dezembro de 2021, que trata sobre o programa. O gestor também reforçou a felicidade em finalmente poder entregar os cartões, visto que esta era uma das metas traçadas pelo município para o enfrentamento à fome.
“Nossa meta é chegar a 500 famílias contempladas até o final do ano, para que esse cartão seja uma forma de aumentar ainda mais a renda, para que os pais e seus filhos possam ter o direito de se alimentar pelo menos três vezes ao dia. É esse o grande objetivo do nosso Bolsa Família Municipal e nós vamos continuar trabalhando para garantir direitos ao nosso povo”, afirmou o prefeito.
Lucianne Rocha, secretária da Semas, detalhou que a escolha dos beneficiários é feita através da base de Dados do Cadastro Único, com realização de visita domiciliar para verificação cadastral. Também pode ser feita através das equipes da Secretaria de Assistência Social, que já acompanham famílias em condições de extrema pobreza. Ela ressaltou ainda que a entrada de novos beneficiários será gradual, na medida da disponibilidade orçamentária e financeira do município.
“Essa é mais uma estratégia da gestão para o enfrentamento à fome em São Cristóvão. Todas as famílias contempladas terão acesso a esse programa através do Cadastro Único, que é uma ferramenta que nos mostra quem são as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza em nosso município. Hoje foi o primeiro passo, em que contemplamos 104 famílias, mas continuaremos fazendo essa inclusão de forma gradual, através da avaliação constante de cada família que esteja em extrema pobreza, garantido que todas elas tenham acesso e direito à alimentação”, explicou Lucianne Rocha, secretária da Semas.
Quem pode ter direito ao Bolsa Família Municipal
- A pessoa precisa estar com o Cadastro Único atualizado;
- Em situação de extrema pobreza;
- Prioritariamente os usuários que ainda não estão recebendo benefício de nenhum programa de transferência de renda, a exemplo do Bolsa Família do Governo Federal (condição que deve ser revista)
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão
