Prefeitura de São Cristóvão entrega fardamento e kits a agentes de combate a endemias
A Prefeitura de São Cristóvão através da Secretaria Municipal de Saúde entregou na manhã desta segunda-feira (16), na Unidade de Saúde da Família (USF) Maria José Soares Figueiroa, no Eduardo Gomes, 41 fardamentos e 35 kits com material de trabalho para os agentes de combate a endemias do município. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios e darão mais agilidade ao trabalho.
“Estamos hoje cumprindo mais uma etapa daquilo que já estamos trabalhando na área da saúde em São Cristóvão. Hoje estamos entregando equipamentos necessários para proteção individual, identificação, para que assim os agentes de endemias que realizam um trabalho fundamental, possam desenvolver as suas ações na área de saúde em todos os cantos dessa cidade”, afirmou o prefeito Marcos Santana.
O material facilita o trabalho dos agentes porque, além de identifica-los, ajudará no combate e redução de focos do mosquito Aedes aegypti. Cada kit contém, além do fardamento com camisa manga curta e manga longa, bolsa, prancheta, caderno, lanterna, flanela, prato para larvas, trena e calculadora para medir os reservatórios e a quantidade de larvicida a ser utilizado e picadeira para destruição ou inutilização de possíveis criadouros.
Segundo a coordenadora de Vigilância Ambiental da Diretoria de Vigilância e Saúde de São Cristóvão, Elis Correia, com os kits os agentes estarão melhores preparados para o trabalho de combate e eliminação de criadouros do mosquito da dengue. Somente este ano, foram confirmados por exames laboratoriais 85 casos da doença no município. “Todos os agentes de endemias receberam o fardamento hoje, e nos kits nós temos o material para se trabalhar no combate a dengue. Eles estão munidos de material para melhor desenvolver suas atribuições. Esse é um trabalho coletivo, que os agentes contribuem e muito, o combate a dengue é um trabalho de toda a população, que deve estar atenta as suas casas”, lembrou.
Para a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Mayra de Oliveira, é fundamental que haja a integração entre às áreas da saúde, como a Atenção básica e Vigilância. “Nós temos iniciado o trabalho integrado entre Vigilância e Atenção. A Vigilância coleta os dados, percebe onde há um risco ambiental e a Atenção cuida da saúde da população a partir desses riscos que são detectados, das necessidades que são percebidas pela Vigilância”, apontou.
Agentes de endemias
Há 20 anos atuando como agente de endemia, Gilvan da Silva, os kits irão auxiliar no trabalho, e o fardamento irá ajudar na identificação dos agentes. “Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa, porque com essa identificação a sociedade vai passar a reconhecer o trabalho dos agentes de endemias. O fardamento e o kit sem dúvida vão agregar ao nosso trabalho”, afirmou.
A opinião de Gilvan é compartilhada por seu colega de trabalho, Adilson Santos Silva. “O fardamento é fundamental porque identifica a gente. Muitas pessoas acabavam rejeitando as nossas visitas porque não tínhamos identificação. Agora nosso trabalho ficará mais fácil”, apontou.
Combate a dengue
A população também pode e deve ajudar o combate ao Aedes. Além das ações preventivas, (como evitar o acúmulo de água, tampar e lavar as paredes de reservatórios) pode denunciar criadouros em áreas públicas e privadas por meio do telefone: 79. 996753211
Prefeitura de São Cristóvão
Fotos: Heitor Xavier











