Prefeitura de São Cristóvão fortalece Defesa Civil com aprovação do plano de contenção

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), elaborou Plano de Contenção (Plancon) para inundações, enchentes, alagamentos e deslizamentos do município. O objetivo do Plano é estabelecer os procedimentos a serem adotados em eventos relacionados a desastres naturais. O documento foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores e já está em execução pela gestão.
“O Plano de Contenção vai definir o que cabe a cada órgão em um desastre natural, em relação a socorro, assistência e reabilitação. A proposta do plano é tornar mais rápida e eficaz a resposta a enchentes, alagamentos e inundações, fortalecendo a integração entre as diferentes instituições envolvidas, com a função de cada uma definida.”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Luciano Silva.
Luciano observa que o Plancon é dividido em elementos que resultam em ações estratégicas e planejado para resposta em momentos de emergência. “A ação coordenada vai permitir que as respostas aconteçam de forma mais rápida e melhor executada. Todas as medidas adotadas serão de caráter permanente e cíclico, sendo revista e atualizada”.
O arquiteto da Seminfra, Edílio Soares destacou que o plano cumpre o estabelecido na Lei nº 12.608, de 2012. “O documento é regulamentado pela Lei que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Esse plano é necessário. Conforme a legislação, a elaboração é de responsabilidade do Município, que conta com o apoio e suporte do Estado e da União para a elaboração e execução. O Plano de Contingência é um instrumento de planejamento para a resposta”.
Prefeitura de São Cristóvão
Foto: Heitor Xavier.











