Prefeitura de São Cristóvão leva serviços de saúde aos moradores do Maria do Carmo III

17/07/2019 às 16:00:26
Foto: Heitor Xavier

Dentro do processo de acompanhar de perto os moradores da ocupação Maria do Carmo III, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está nesta quarta-feira (17) realizando ações relacionadas com a prevenção de doenças provenientes da chuva, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, atualização do cartão de vacinas, além de orientações quanto à saúde bucal de crianças e adultos. A iniciativa faz parte de um cronograma que será seguido pelos servidores da SMS, que visitarão as áreas da cidade que foram atingidas pelas chuvas.

Todo o esforço da SMS é para que as pessoas possam ser atendidas de forma rápida e prática. Segundo a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Mayra Oliveira, a intenção é minimizar problemas de saúde, através da informação e do cuidado direto aos moradores. “Estamos prestando todo o auxílio às famílias que foram atingidas pelas chuvas e que de alguma forma foram expostas a riscos. Assim, nossas equipes estão verificando possíveis casos de contatos com animais como ratos, por exemplo, além da contaminação de alimentos por água suja”, disse.

Durante todo o dia, as equipes de Saúde da Família e de Vigilância em Saúde estão visitando todas as casas alertando sobre dengue, sempre conversando com a população sobre os danos que a água contaminada pode causar. “Nosso trabalho é feito de forma coletiva e também individual, onde a promoção de saúde é o foco. Estamos distribuindo hipocloreto e kits de escovação dental e ensinando como usar esse material da melhor maneira possível”, contou Mayra.

De acordo com Ana Cristina Acioli, gerente da Unidade de Saúde da Família Massoud Jalali, os moradores que sentirem qualquer mudança em sua saúde devem procurar as equipes da unidade, que estarão disponíveis para receber de prontidão a população do Maria do Carmo III. “Nossa unidade é a referência destes moradores no quesito saúde. Já atendemos eles diariamente, e agora estamos com o olhar mais direcionado para possíveis problemas causados pelas chuvas. Todas as terça, nossa equipe já passa nesta comunidade para atendimento individualizado. Vamos manter esse serviço, de maneira mais atuante visto a necessidade de acompanhamento”, pontuou ela, lembrando ainda que a USF Massoud Jalali também funciona até às 19h. “Para quem trabalha pelo dia é interessante frisar que nossa unidade funciona em horário estendido, como forma de facilitar o acesso à médicos, enfermeiros e toda a equipe de saúde”.

Para Cilene Maria dos Santos, moradora da região, a visita da SMS facilitou o acesso. Ela contou que normalmente procura a USF Massoud Jalali para resolver questões ligadas à saúde, mas que aproveitou a ocasião para tirar dúvidas e saber se a saúde tinha sofrido algum dano. “Meu barraco molhou muito, e sempre me preocupo com a contaminação dos alimentos, tanto é que guardo tudo na geladeira, para evitar contato com animais peçonhentos. Me preocupo muito com a saúde de minha família, e aqui pude realizar algumas avaliações médicas, além de tirar as dúvidas que tinha sobre limpeza”, contou.

Nesta quinta-feira, as equipes da SMS estarão no Jardim Universitário e na sexta a agenda será com os abrigados, no espaço que a prefeitura montou na Igreja Senhor do Bonfim, onde atende desde a semana passada 26 famílias.

 

Prefeitura de São Cristóvão