Prefeitura de São Cristovão mantém alimentação regular nas escolas e projeta ações para segundo semestre

29/07/2019 às 14:49:47

A Prefeitura de São Cristóvão tem mantido um dos compromissos firmados nos últimos anos junto à comunidade escolar.  Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), todas as escolas e creches do município ofertaram a merenda escolar com regularidade no primeiro semestre deste ano, proporcionando assim os nutrientes necessários ao desenvolvimento cognitivo das crianças.

A nutricionista da Semed, Andréa Magalhães, que é a responsável pela Casa da Merenda,  explica que o município tem conseguido ofertar a merenda escolar para todos os alunos, inclusive durante o ‘Meu 1° Lanchinho’, que fornece uma primeira refeição aos estudantes assim que estes chegam às escolas e creches do município. “Não tivemos falta de merenda escolar em nossas unidades de ensino nesse período, estamos seguindo nosso cronograma normalmente, seguindo o cardápio planejado”, afirma.

De acordo com a nutricionista, todo o cardápio dos pequenos é pensado para priorizar o valor nutritivo dos alimentos e atender a rotina das escolas, buscando inserir alguns alimentos advindos da agricultura familiar sancristovense. “Desde 2018 nós temos conseguido fazer a inserção de alimentos locais e em 2019 nós conseguimos manter esse diálogo com os produtores. Essa parceria é muito importante para nós, porque além disponibilizar esses alimentos que são saudáveis, também incentiva a economia local”, pontuou.

Além do cardápio regular, a Semed também promoveu uma alimentação diferenciada durante o período junino, com alimentos tradicionais como o milho e o amendoim no cardápio. “Essa programação faz parte do nosso calendário anual da merenda, e tanto ela quanto a do Dia da Criança são consideradas especiais pela celebração do período”.

Valorização da merenda

Neste semestre, a secretaria de Educação também desenvolveu, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o projeto “Nós Valorizamos a Alimentação Escolar”, que busca levar aos alunos da rede o conhecimento acerca da cultura alimentar em São Cristóvão, como também sobre a importância de valorizar a alimentação em âmbito escolar.  “Essa é uma ação preconizada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, em que buscamos incentivar o consumo da alimentação escolar. Nosso último trabalho foi realizado com os alimentos que integraram justamente o cardápio junino”, detalhou Andréa.

Novos projetos

Já pensando no próximo semestre, a Semed realizará nesta semana a segunda edição do curso de formação continuada para manipuladores de alimentação escolar. “Estaremos fazendo a capacitação dos manipuladores de alimentos que foram integrados após o novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) e também para aqueles que já estão na rede, com objetivo de capacitar essas pessoas”, destacou a nutricionista.

Segundo Andréa, durante o curso a Semed realizará o lançamento da cartilha de orientações sobre boas práticas de manipulação de alimentos. “Essa será a primeira cartilha para o manipulador de alimentos em São Cristóvão. É um projeto pioneiro na cidade, onde o manipulador de alimentos será orientado sobre boas práticas na alimentação escolar, podendo consultar e se aprimorar nessas práticas, e isso é muito importante porque nós trabalhamos com um público vulnerável que são as crianças. Isso é um investimento que fazemos visando a qualidade da alimentação escolar no nosso município”.

 

Prefeitura de São Cristóvão