Prefeitura de São Cristóvão promove reunião com ambulantes que irão trabalhar no FASC

24/10/2019 às 15:22:56

Nesta quinta-feira, 24, os comerciantes que vão trabalhar durante o 36º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) se reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para juntos discutirem assuntos relacionados à localização dos espaços, regularização do comércio, e questões ligadas à higiene durante o evento. Na ocasião também foi repassados tópicos ligados ao trabalho infantil, como forma de se evitar exploração de crianças e adolescentes. Ao final, todos os participantes assinaram termo de compromisso se responsabilizando em cumprir as diretrizes estipuladas pela Prefeitura de São Cristóvão para o comércio durante o festival.

A reunião composta por integrantes do comércio de rua, participantes da Feira São Criativos e representantes do comércio que fica no entorno da Praça São Francisco teve como único foco discutir os detalhes para a comercialização nos dias do evento. “Pontuamos questões ligadas à limpeza da cidade, principalmente, das áreas da festa. Além disto nós especificamos os equipamentos que os comerciantes devem usar para a comercialização dos produtos”, informou a diretora de trabalho da Semast, Neusa Malheiros.

Segundo explicou o diretor de espaços públicos da Semsurb, Rafael Pereira, o direcionamento dos locais de comércio aconteceu dentro do programado pela Semsurb. “Melhoramos a sistemática de ofertar os espaços públicos para que os comerciantes tivessem mais tranquilidade para compreender o sorteio. Por sinal fizemos os sorteios dos espaços na frente de todos, mostrando que estamos isentos no processo de escolha. Este ano organizamos melhor a parte de food Truck e dos locais de alimentos prontos e dos que serão feitos durante o evento, tudo setorizado. A previsão é que esta edição do FASC esteja melhor para os comerciantes e também para acesso do público”, frisou.

Para Olívia Moraes Leão, que trabalha há 15 anos comercializando em festas públicas, e que faz parte da São Criativos, o FASC é uma oportunidade para aumentar a renda familiar. “O evento é um ótimo momento tanto para a venda quanto para mostrar as receitas que comercializo para um público novo, que fica na cidade curtindo a festa. Além disso tiro um dinheiro bom para minha sobrevivência. A prefeitura está de parabéns pela retomada do FASC”, disse.

Já a artesã, Lucimeire Santos, que trabalha comercializando vestimentas, disse que o festival é a vitrine ideal para seus produtos. “Desde a volta do FASC que participo e sempre vendo bem. Mostrar nosso trabalho é sempre bom, valoriza o que nós fazemos. Agradeço a oportunidade de mostrar meus produtos num evento tão grande. Fico muito feliz e com expectativa de vender bem nos dias da festa”, concluiu.

Os comerciantes deverão chegar para o 36º FASC a partir da quinta-feira, 14 de novembro, quando os espaços já estarão em pleno funcionamento até o último dia do evento, no domingo (17).

 

Prefeitura de São Cristóvão