Prefeitura de São Cristóvão realiza III Conferência Municipal de Saúde

20/08/2015 às

A Prefeitura de São Cristóvão, através de sua Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convida toda população a participar da III Conferência Municipal de Saúde, que será realizada amanhã, sexta-feira, 21, no Salão de Eventos Espaço Carmelitas. As Conferências ocorrem a cada quatro anos, no âmbito municipal, estadual e nacional, e é dentro delas que são debatidas e definidas as diretrizes políticas para aprimoramento dos serviços prestados através do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Esse ano foi o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”, foi definido para nortear os debates que começarão a ser realizados a partir das sete da manhã. Participando da Conferência cada cidadão deverá refletir, a partir desse tema, sobre o modelo de atendimento em saúde que a população espera e merece receber, oferecendo sugestões e alternativas para aprimorar o SUS. A entrada é gratuita e não necessitam de cadastramento prévio. 

 

O que são os Conselhos de Saúde?

 

Os Conselhos de Saúde são órgãos de controle social do SUS em nível Municipal, Estadual e Nacional. São eles que reúnem setores do governo, da sociedade civil, dos trabalhadores da área da Saúde e dos prestadores de serviço na área da Saúde. Respeitando a paridade na quantidade dos seus membros. Eles representam espaços participativos onde se fazem presentes o diálogo, a contestação e a negociação, a favor da democracia e da cidadania.

 

É através dos conselhos que o cidadão ajuda o governo e o SUS a encontrarem o caminho da consolidação e do aperfeiçoamento. As deliberações dos conselhos são, em geral, resultado de negociação que contempla a diferença de interesses de cada segmento e representação. Uma prática que garante a transparência da relação entre os diferentes grupos que os constituem.

 

A colaboração dos Conselhos ocorre através da elaboração de estratégias, traçando diretrizes, propondo medidas para aperfeiçoar o SUS, fiscalizando e acompanhando as ações de saúde. Um exemplo disso é o acompanhamento da gestão orçamentária do SUS em nível nacional, de Estado e de Município. Este trabalho garante que as verbas destinadas ao investimento em saúde sejam aplicadas corretamente, evitando o desperdício e a corrupção.

 

Todo cidadão pode e deve participar das Conferências de Saúde, pois serão através delas que suas propostas para melhoria do Sistema Único de Saúde serão ouvidas e lançadas à prática. Confira a baixo a programação do evento e venha trazer a sua contribuição em prol da saúde do nosso município.