Prefeitura de São Cristóvão realiza Seminário sobre atendimento Socioeducativo

04/11/2014 às

A Prefeitura de São Cristóvão e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Trabalho(SEDEST), realizaram na manhã do dia  30 de outubro, o Seminário Municipal sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.

 

 No evento,  foram discutidas as diretrizes para a elaboração do Plano Decenal Municipal de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto – 2013/2023 no intervalo de 10 anos consecutivos, que trata sobre  Medidas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC).

 

​O Plano de Atendimento Socioeducativo norteia a gestão da política de atendimento socioeducativo no município de São Cristóvão, e reafirma os compromissos institucionais da gestão pública municipal em garantir a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente aqueles envolvidos com atos infracionais.

 

A coordenadora do Centro de Referencia Especilializado de Assistência Social (CREAS), Juliana Freitas, juntamente com a  diretora de Políticas de Inclusão Social, Iraneide Santos de São Pedro e a psicóloga do CREAS, Alyne Guerra, explanaram sobre dados referentes a política de assistência social, saúde, educação e cultura do município.

 

Temas como a história de São Cristóvão, Sistema Único de Assistência Social,  Proteção Social Básica,  Programa Bolsa Família, onde destaca que aproximadamente 10 mil famílias são beneficiadas no município foram tratados durante o evento. Temas como  Proteção Social Especial do município, destacando dados referentes aos adolescentes que cumprem LA e PSC,  com acompanhamento pelas equipes do CREAS . Com destaque que hoje existe nove adolescentes, assistidos pelo CREAS Municipal, em situação de internamento no CENAM.

 

Foi uma manhã de divisão de aprendizado e conhecimento, que terminou com uma palestra proferida pelo senhor Adelvan Macedo, que trouxe dados do Nordeste das situações de riscos em que vivem os adolescentes. Evidenciando a importância da criação do plano para o município.

 

O evento contou com a presença do vice-prefeito Jorge Eduardo, secretários e diretores municipais. Para  o vice “manter uma política social adequada e ativa para o atendimento dos menores infratores existentes no município de São Cristóvão, é  o nosso objetivo.” enfatizou o vice-prefeito.