Prefeitura de Socorro alerta sobre descarte irregular do lixo
Manter a cidade limpa é uma obrigação de todos. É com esse lema que a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro alerta à população sobre o descarte irregular do lixo no município.
A falta de conscientização e de organização de alguns cidadãos, que não respeitam o horário do caminhão de lixo, é o principal motivo do descarte irregular. Nos locais, podem ser encontrados colchões velhos, lixos domiciliares, restos de material de construção, sofás e até animais mortos. As principais localidades são: os conjuntos Marcos Freire I, II e III e na avenida principal do Fernando Collor.
De acordo com um mapeamento realizado pela Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, foram identificados mais de 300 pontos de descarte irregular do lixo. As calçadas, vias públicas, margem dos canais e terrenos baldios tornaram-se os pontos mais comuns. Uma realidade que incomoda muitas pessoas. É o que conta a dona de casa, Aparecida de Jesus, que reside no conjunto Marcos Freire I .
“Não tem uma semana que os carros da prefeitura vieram colher todo o lixo do terreno que fica em frente a minha casa, e o terreno já está cheio de lixo novamente. Isso causa transtornos como: mal-cheiro e deixa a nossa rua muito feia”, comentou Aparecida de Jesus, indignada.
Outra cidadã que afirma está inconformada com o descarte irregular do lixo é a também moradora do conjunto Marcos Freire I, Iraci dos Santos. “Não é somente por ver a minha rua feia e o mal-cheiro. Também corremos riscos de ficar doentes. Com o acumulo de lixo, podemos encontrar várias poças de água que se tornam focos de dengue. Várias pessoas, da rua onde eu moro, já ficaram doentes do final do ano passado para cá”, lamentou a dona de casa.
O secretário de Transporte e Serviço Urbanos, Klewerton Siqueira, alerta à população para a mudança de postura quanto ao descarte do lixo. “É preciso que a sociedade se conscientize. Nos terrenos além de todo entulho, também são encontrados lixos domiciliares, que poderiam ser levados pelos carros de lixo que passam diariamente nas ruas. Além de aumentar consideravelmente os riscos de doença, faz com que, também, crie ou aumente pontos de alagamento. Já que como são descartados sem qualquer cuidado, eles podem entupir bueiros no período chuvoso”, pontuou.
Mutirão da Limpeza
Com os objetivos de conscientizar à população quanto ao descarte irregular do lixo e atuar diretamente na preservação do meio ambiente e da estrutura urbanística municipal, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro criou o projeto “Mutirão da Limpeza”.
“Levamos para as comunidades caminhões para pegar todo o lixo que não pode ser levado pelos caminhões de lixo que passam regularmente. A medida tem como objetivo garantir a limpeza urbana para à população.
Outro ponto que vale a pena ser destacado é que agora em 2015, trabalharemos com a temática do descarte irregular do lixo nas escolas e, também, com de panfletos e campanhas em todo município. Com isso, visamos deixar os cidadãos socorrense mais reflexivos sobre o assunto”, destacou o secretário, Klewerton Siqueira.
Para um descarte correto do lixo a prefeitura de Socorro aconselha que:
- armazene o lixo corretamente: use sacolas plásticas mais resistentes, pois elas podem se romper ao serem transportadas;
-coloque o lixo na rua somente no horário da coleta, e feche bem;
-cuidado com objetos cortantes como cacos, facas e espetos de churrasco - esses objetos devem ser bem embalados para não machucar os coletores;













