Prefeitura de Socorro combate mosquito da dengue em povoados

05/03/2015 às
Coordenadora Maysa, diz que já foram realizadas ações como a aplicação de larvicida em todos os depósitos e de adulticida

A Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Socorro iniciou segunda-feira, 2,  a borrifação de Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como carro fumacê, nos Loteamentos Novo Horizonte e Esperança e no Povoado Oiteiros.  As aplicações acontecem em dois turnos: pela manhã, das 5h às 7h, e no final da tarde, das 17h às 18h, horários em que o mosquito transmissor da dengue e das febres chikungunya e amarela, o Aedes aegypti, sai do esconderijo.

 

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, Maysa Vieira, o carro fumacê está passando por esses locais, porque no primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRAa) de 2015, eles apresentaram 4% de infestação dos imóveis trabalhados, considerado alto.

 

“Quando constatamos que o LIRAa dessas localidades estava alto, a pedido do secretário Saulo Eloy Filho, realizamos ações de combate ao Aedes aegypti, com aplicação de larvicida em todos os depósitos e de adulticida nas áreas externas das residências”, acrescentou Maysa.    

 

Para reforçar as ações, o secretário Saulo Eloy, solicitou  à  Secretaria de Saúde do Estado, a ida do carro fumacê para o Novo Horizonte, Loteamento Esperança,  Povoado Oiteiros e outras localidades. “Nós pedimos aos moradores que, ao ouvirem o barulho do carro passando, abram portas e janelas para que o inseticida possa atingir todos os cômodos das casas, e consequentemente matar o mosquito”.

 

As borrifações são realizadas em quatro ciclos com intervalos de seis dias de um para outro, num total de oito aplicações em cada comunidade durante o mês de março.