Prefeitura de Socorro e equipe técnica do Estado avaliam revitalização da prainha do Porto Grande
Com a finalidade de ser mais um novo roteiro turístico no Estado de Sergipe, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, em parceria com o Governo de Sergipe, elabora um projeto que irá beneficiar a estrutura da prainha do povoado Porto Grande. A ideia inicial parte do pressuposto único: a revitalização do espaço.
Durante a manhã desta segunda-feira, 4, uma equipe técnica municipal e estadual realizaram uma vistoria no local para analisar os ajustes final sobre o investimento que será feito, como os estudos referentes à navegabilidade do rio Contiguiba para inserir num possível roteiro pluvial de Sergipe.
De acordo com Límilla Caroline M. Barbosa, arquiteta do Projeto de Desenvolvimento de Turismo do Estado e responsável pelo projeto, a prainha pode se tornar mais uma Orla de Socorro. O plano, a priori, está previsto com um investimento inicial de R$ 2 milhões. “Vamos fazer o alargamento da via, estacionamento, reestruturação dos 22 bares, posto policial, mirante, atracadouro, palco para apresentações artísticas, academia, parque infantil e píer”, detalha.
Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Socorro, Gledson Oliveira, a obra vai impulsionar Socorro e colocar o município na rota turística do Estado e também interestadual. “O investimento será formidável para o desenvolvimento da nossa cidade. Colocando tanto para os nossos munícipes a importância que tem esse lugar como também para todo estado”, comenta.
Para o secretário do Estado de Turismo, Adilson Júnior, a intervenção também vai contribuir para o polo empregatício municipal. “O projeto pretende ligar Aracaju à Socorro. Com passeio de catamarã e várias interações para o turismo do estado e, principalmente, para região. A área é muito bonita e a Prefeitura tem se preocupado bastante, pois é o segundo ramo que mais gera emprego”, explica. Referente à previsão de início das obras, Adilson é enfático. “O mais rápido possível, assim que concluir os estudos e as ponderações analisadas pela Deso e Adema”, informa.
Prainha
Além de ser berço de uma fauna e flora única, a conhecida dos socorrenses como a prainha do Porto Grande é ponto de encontro de muitos que buscam a paz, tranquilidade e a culinária regional. Os famosos camarões de Socorro e o peixe frito, como o da espécie vermelha, são algumas das iguarias apreciadas tanto pelos moradores como também pelos turistas de Aracaju, Laranjeiras e Maruim.
É também no lugar, mais precisamente sobre as águas do rio Contiguiba, que fiéis louvam todos os anos em janeiro a Bom Jesus dos Navegantes. As festividades ao santo padroeiro, protetor dos pescadores, do povoado do Porto Grande é o marco da devoção da comunidade. A simbologia é tão forte e inerente à prainha, que a imagem do santo pode ser vista e refletida nas águas do rio.
